Começa com uma ideia, vira um projeto e termina como um futuro mais claro. Assim tem sido para centenas de jovens do Senai Paraná que, ao longo do Ensino Médio, também concluem uma formação de nível técnico. E não é só uma questão de aprender sobre robôs, automação e mecatrônica. É sobre entender quem se é, o que se quer e onde se pode chegar.

Foi o que aconteceu com Isadora, Isabelle e Nicolas, alunos do Curso Técnico do Senai Afonso Pena, em São José dos Pinhais, integrado ao Ensino Médio da Escola Sesi de Referência da Indústria, também em São José dos Pinhais.

Em comum, os três participaram de projetos práticos complexos, apresentaram soluções criativas e saíram da experiência com algo que não se ensina em quadro negro ou lousa digital: direção de futuro.

Robôs que movem caixas e carreiras

x

x

Isadora Barbieri e Nicolas Ramirez, por exemplo, ambos do Curso Técnico em Mecatrônica, participaram com seus respectivos grupos, do desenvolvimento de um braço robótico capaz de fazer movimentos complexos de pick and place, ou seja, pegar um objeto de um ponto e movê-lo até outro. Mais do que a parte técnica, a experiência ensinou como pensar soluções reais para os desafios da indústria 4.0.

x

“A mecatrônica me mostrou que eu podia juntar a vontade de ser médica com a paixão por tecnologia. Por isso escolhi Engenharia Biomédica como próximo passo”, conta Isadora.

x

x

Já Nicolas, que entrou no Senai pensando em Engenharia Automotiva, descobriu que gosta mesmo é de programar robôs. “Só depois de colocar a mão na massa entendi o que queria pra mim. Agora quero seguir em Engenharia Mecatrônica.”

x

Essa virada de chave só foi possível porque o curso técnico vai muito além da teoria. Segundo o técnico de ensino Roger Lakoski, “o trabalho prático consolida tudo que o aluno aprende em sala, ajuda na fixação do conhecimento e prepara para a realidade do mercado.”

Projetos reais para indústrias reais

x

x

No técnico em Automação Industrial, Isabelle Trad e sua equipe criaram uma esteira automatizada capaz de separar caixas por tamanho. Na prática, algo simples. Na execução, um desafio que exige trabalho em equipe, busca por soluções e aplicação de tudo que se aprendeu em dois anos.

x

“A gente viveu muito da realidade da indústria dentro do Senai. E o que a gente aprendeu aqui é o que vamos levar para a vida”, afirma Isabelle.

x

Esse tipo de experiência ajuda os jovens a desenvolverem não só competências técnicas, mas também habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e tomada de decisão sob pressão. Tudo isso, segundo Roger, forma “jovens muito mais preparados, seja para o mercado, seja para a universidade”.

Jovens que já chegam prontos para o futuro

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio oferecidos pelo Senai PR têm mostrado um impacto real na vida dos alunos:

  • ajudam na escolha mais consciente da carreira
  • oferecem habilitação profissional já na saída do ensino médio
  • criam oportunidade para estágios e vivências em indústrias

E ainda colocam os alunos à frente na graduação, por já dominarem conceitos que outros colegas vão ver pela primeira vez quando iniciaram o ensino superior.

Transformar futuros é a nossa vocação

O Curso Técnico é muito mais do que uma formação profissional. É uma janela para o futuro. No Senai Paraná, educar é guiar, inspirar e preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho e da vida.

Conheça os cursos técnicos do Senai Paraná e escolha o seu. 😉