Com objetivo de capacitar e qualificar para o mercado de trabalho adultos desempregados em situação financeira vulnerável na cidade de Araucária, a ANSA, Araucária Nitrogenados S.A. e o Senai Paraná estão com inscrições abertas para o Projeto de Recolocação no Mercado de Trabalho e EmpregabilidadeAo todo, serão abertas, ao longo de 2022, 813 vagas gratuitas para cursos de Qualificação Profissional, Cursos Técnicos e cursos rápidos de Informática, além de consultoria em soft skills, para o desenvolvimento de habilidades comportamentais voltadas ao mundo do trabalho. 

O programa é válido para todo o município de Araucária, sendo prioritariamente para os moradores dos bairros Jardim Alvorada, Costeira (Jardim Maranhão, Jardim Norma Chantily, Jardim Planalto), Tindiquera (Jardim Gralha Azul, Santa Regina, São Sebastião), Chapada, Estação e Thomaz Coelho, localizados no entorno da ANSA, na cidade de Araucária. A iniciativa também é destinada a ex-funcionários ou familiares de primeiro grau de ex-funcionários próprios ou terceiros da ANSA de qualquer localidade. 

Para os Cursos Técnicos, estão sendo ofertadas 225 vagas distribuídas entre Técnico em Qualidade; Técnico em Química; Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Mecânica; e Técnico em Mecatrônica. As inscrições para os cursos técnicos podem ser realizadas até o dia 14 de janeiro. A seleção das vagas e entrevistas sociais acontecerá no período de 17 a 21 de janeiro. O resultado com os aprovados será divulgado no dia 27 de janeiro e as matrículas devem ser feitas de 28 de janeiro a 04 de fevereiro. As aulas iniciam no dia 15 de fevereiro, na unidade CIC do Senai Paraná. Para participar é necessário ter idade acima de 18 anos, já ter concluído ou estar cursando pelo menos o 2º ano do ensino médio. 

Já as primeiras turmas para o Curso Rápido de Informática, em parceria com os CRAS de Araucária, estão previstas para acontecer no mês de fevereiro, por meio do Laboratório Móvel de Informática do Senai Paraná. Ao todo, o projeto prevê 30 turmas para o ano de 2022 e a escolha das comunidades para receber o Laboratório Móvel de Informática levará em conta o número de interessados, a vulnerabilidade financeira e a menor escolaridade dos moradores. A definição do conteúdo será realizada em parceria com a comunidade, favorecendo uma entrega customizada, de acordo com as necessidades do público a ser atendido. 

No dia 15 de março, iniciam as aulas das primeiras turmas de Qualificação Profissional nas áreas de assistente de planejamento - programação e controle da produção; eletricista de instalações prediais; operador de processos logísticos industriais; e OPP - operador de processos de produção. Ao todo, serão disponibilizadas 16 vagas para cada uma das turmas. A seleção e entrevista social acontecerá de 14 a 18 de fevereiro. O resultado com a lista dos aprovados será divulgado no dia 21 de fevereiro e as matrículas devem ser feitas no período de 22 a 29 de fevereiro, na unidade CIC do Senai Paraná. Em junho e setembro serão abertas novas turmas para estes cursos de qualificação profissional, incluindo também os cursos de almoxarife, mecânico de manutenção de máquinas industriais e mecânico automotivo. 

Todos os alunos matriculados nos cursos de qualificação profissional e os alunos matriculados nos cursos técnicos, que manifestarem interesse, poderão participar da Consultoria em Soft Skills. A atividade tem como objetivo desenvolver habilidades comportamentais voltadas ao mundo do trabalho, inteligência emocional, comunicação assertiva e trabalho em equipe, além de encorajar o aprendizado contínuo e orientação para o desenvolvimento de um plano de vida com ações de curto prazo e para os próximos cinco anos. 

Todo o Projeto será desenvolvido pela unidade CIC do Senai Paraná. As aulas seguirão as diretrizes e o calendário escolar da instituição. As estratégias didáticas podem variar entre aulas na modalidade presencial conectado, por meio da plataforma Microsoft Teams, e aulas presenciais, dependendo da situação da pandemia. Os participantes também receberão vale transporte para cada dia/aula presencial, de acordo com a frequência do participante. 

Os cursos rápidos de informática serão realizados apenas de maneira presencial na comunidade selecionada, desde que respeitadas as normas de segurança e decretos municipais e estaduais vigentes na ocasião. 

 

SERVIÇO: 

Projeto de Recolocação no Mercado de Trabalho e Empregabilidade 

Exclusivo para ex-colaboradores e familiares da ANSA e adultos desempregados que residem em comunidades localizadas no entorno da fábrica de fertilizantes, em Araucária 

Informações e solicitação de ficha para pré-matrícula podem ser feitas pelo telefone ou WhatsApp (41) 98740-6369 ou pelo e-mail: fernanda.carlima@sistemafiep.org.br