De acordo com a McKinsey, até 2025, a Indústria 4.0 poderá reduzir consideravelmente custos de manutenção de equipamentos e o consumo de energia, além de aumentar a eficiência do trabalho. Outra consultoria, a Accenture, estima que a implementação de tecnologias ligadas à internet das coisas, que é apenas uma das tecnologias utilizadas pela indústria 4.0, poderá impactar o PIB brasileiro em cerca de US$ 39 bilhões até o final desta década.  

No entanto, há desafios. Entre eles, a qualificação profissional. É com esse objetivo que desde 2020 está em funcionamento a Sala-conceito Indústria 4.0, uma parceria entre a ifm Electronic e o Senai Paraná. Localizada na unidade Dr. Celso Charuri, em Curitiba, somente agora ganhou uma solenidade de inauguração por conta da pandemia, mas já está formando alunos capazes de desenvolver soluções integradas, que num futuro próximo serão os profissionais multidisciplinares que o setor almeja. 

A sala é um dos laboratórios que o Senai mantém em parceria com indústrias, cujo objetivo é formar colaboradores habilitados para o futuro, atendendo-as de forma rápida e eficiente. Afinal, a missão é servir e fortalecer a indústria, para melhorar a vida das pessoas.