Soluções para o mundo real, criadas dentro da sala de aula. Essa é a essência do Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI), uma iniciativa que mobiliza estudantes de todo o Brasil a desenvolverem ideias inovadoras com impacto direto na vida das pessoas e no futuro da indústria.
O desafio acontece anualmente e envolve alunos dos cursos técnicos, da aprendizagem industrial básica e da graduação de diversas unidades do Senai pelo país. Eles são convidados a trabalhar em equipe para resolver problemas reais, propostos por indústrias, professores ou pelas próprias vivências estudantil. O objetivo é unir teoria e prática por meio do desenvolvimento de projetos que integram diferentes áreas do conhecimento.
x
Mais do que um projeto, uma preparação para o mercado
O DSPI é uma oportunidade única de aplicar o que é aprendido em sala de aula em um contexto que simula o ambiente de trabalho. Ao longo do processo, os alunos:
- desenvolvem competências essenciais para a indústria, como trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação;
- aplicam conceitos técnicos de forma interdisciplinar, com uso de metodologias ativas de ensino;
- são estimulados à inovação, propondo soluções sustentáveis, inteligentes e viáveis para a indústria e para o mercado como um todo.
x
Etapa Estadual: o talento do Senai Paraná em destaque
Neste ano, o Senai Paraná teve mais de 129 projetos inscritos na Etapa Estadual do DSPI. Os trabalhos foram avaliados por uma comissão multidisciplinar e mostraram a força criativa dos nossos alunos em diversas regiões do estado.
Nas categorias Curso Técnico e Aprendizagem Industrial Básica, as unidades do Senai Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Campo Mourão, Arapongas e Rio Negro conquistaram o pódio. Confira!
x
x
Categoria Cursos Técnicos/Aprendizagem técnica
- 1º lugar: Senai Afonso Pena | Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | Equipe PocketFinder
Desafio: Dificuldades na localização dos proprietários dos achados e perdidos
Os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas trouxeram a criatividade para o jogo e criaram uma solução integrada de sistema digital que pode ser aplicada em indústrias, escolas, centros de eventos, terminais de transporte e qualquer outro local onde existam itens extraviados com frequência. Além de demonstraram domínio técnico em programação e prototipagem, o sistema foi desenvolvido do zero, com software próprio, criado pelos alunos.
- 2º lugar: Senai Afonso Pena | Curso Técnico em Mecatrônica e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas | Equipe Skylogix
Desafio: Sistema para relacionar e auditar inventário de paletes em armazéns
Para solucionar esse desafio, os alunos de Mecatrônica e Desenvolvimento de Sistemas integraram diversas áreas do conhecimento, como automação, redes, programação e logística e entregou tudo em uma solução com grande potencial de aplicação em qualquer local onde existam estoques ou estruturas verticais, como armazéns, centros logísticos, indústrias e até supermercados.
- 3º lugar: Senai Campo Mourão | Curso Técnico em Logística | Equipe Hl Soluções inteligentes
Desafio: Gestão de frotas
Esse desafio veio direto do mercado e o time desenvolveu um aplicativo voltado à gestão de frotas com interface acessível e funcionalidades como controle de combustível, manutenção, rastreamento, roteirização e geração de relatórios. O aplicativo ainda permite a programação de alertas para manutenções preventivas e oferece um painel com dados constantemente atualizados, o que facilita a tomada de decisão estratégica. A proposta tem aplicação prática imediata no setor de gestão e logística, com potencial de replicação em indústrias e empresas que operam frotas de veículos.
Categoria Aprendizagem Industrial Básica
- 1º lugar: Senai Campo Mourão | Aprendizagem Industrial Básica em Assistente de Produção | Equipe Au Au Tal Tam
Desafio: Cadeira de rodas para cães com mobilidade reduzida
Soluções para mobilidade de cães com deficiência física ainda é algo pouco explorado, mas os alunos da Aprendizagem Industrial Básica em Assistente de Produção do Senai em Campo Mourão trabalharam com o bambu, uma matéria prima leve e resistente para personalizar a entrega de acordo com as medidas do animal, garantindo conforto, adaptação rápida e segurança para os pets.
- 2º lugar: Senai Arapongas | Aprendizagem Industrial Básica em Assistente Administrativo | Equipe Stockpro
Desafio: Sistema de organização industrial
Motivados pelos impactos negativos que a falta de organização pode causar em uma indústria, a equipe desenvolveu um sistema de software pensado para monitorar todas as etapas do processo produtivo, oferecendo uma visão integrada do fluxo de trabalho, desde a entrada de matéria-prima até a saída do produto.
- 3º lugar: Senai Rio Negro | Aprendizagem Industrial Básica em Auxiliar Administrativo | Equipe Homogeneização da cola
Desafio: Melhoria no processo de troca de cola
Aqui a solução foi a padronização da coloração de adesivos industriais utilizados na produção de módulos fotovoltaicos. Os alunos propuseram uma solução que permite uniformizar a coloração antes da reintrodução do material na linha de produção, garantindo maior consistência visual e eficiência no uso da matéria-prima.