A moda enfrentou muitas transformações nos últimos anos. Para além das passarelas, é uma forma de identidade e comunicação com o mundo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia, o setor de vestuário e acessórios é o segundo entre as indústrias de transformação que mais admitiram profissionais em 2022, no acumulado de janeiro a maio, atrás apenas do setor alimentício. 

O Paraná é o quarto estado brasileiro com o maior número de trabalhadores no setor, com 43.849 postos, atrás apenas de Minas Gerais (51.937), Santa Catarina (94.827) e São Paulo (112.768), de acordo com a RAIS 2020, do Ministério do Trabalho. 

Para fortalecer essa indústria, é preciso muito mais do que aprender a confeccionar roupas. É necessário conhecer sobre gestão dos processos de modelagem do vestuário, inspeção da qualidade, modelagem industrial e prototipagem de produtos do vestuário; temas abordados no Curso Técnico em Modelagem do Vestuário do Senai Paraná. 

“As empresas atuantes na moda buscam os alunos formados pelo Senai pelas competências desenvolvidas durante o curso, tanto pelas capacidades técnicas quanto pelas capacidades sociais, organizativas e metodológicas. Pontos importantes na hora da contratação do colaborador nas indústrias”, explica Luciana Ikeda, Supervisora dos cursos técnicos da área do vestuário e gestão da unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba. 

A nova geração de profissionais técnicos nesse setor utiliza ferramentas de computação gráfica para moda e técnicas de modelagem bi e tridimensionais para desenvolver projetos de moda e elaborar desenhos e fichas técnicas. Além do setor industrial, esse tipo de profissional pode atuar em diferentes fases do processo de fabricação, tanto em empresas de desenvolvimento de produtos e projetos, lojas e estúdios, ateliês de costura e figurino, quanto assessoria em modelagem e consultoria em produção para TV, teatro, cinema e desfiles. 

“Optei pelo Senai pelo fato de os cursos oferecidos serem voltados diretamente para o mercado industrial. Durante o processo de formação técnica, conseguimos sentir na prática o trabalho feito dentro de uma indústria de confecções”, diz Joseane dos Santos Francisco, formada Técnica em Modelagem do Vestuário pela unidade Campus da Indústria do Senai Paraná, em Curitiba. 

Segundo ela, o curso contribuiu diretamente para a sua carreira e colocação no mercado de trabalho. “Entrei em uma confecção de roupas feminina, como auxiliar de costura e o curso me capacitou para o cargo de Modelista. Logo em seguida, senti a necessidade de ampliar meus conhecimentos na área e escolhi cursar Técnico em Vestuário, que entrega uma visão detalhada da confecção e todo o trabalho voltado para a produção das peças. Atualmente, trabalho na mesma empresa, como Modelista e sou responsável pela construção de moldes, encaixe, cálculo de tecidos e desenvolvimento das peças pilotos”, acrescenta a Modelista e acadêmica na graduação em Design de Moda das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. 

Setor também tem espaço para os Técnicos em Vestuário 

Ainda na indústria criativa, o técnico em vestuário é voltado para implementação e supervisão do processo produtivo do vestuário, apoiando o desenvolvimento de produtos para o setor, de acordo com os critérios e padrões estabelecidos.  

Com professores atuantes na área, o Curso Técnico em Vestuário oferecido pelo Senai Paraná tem foco na empregabilidade. O aluno formado pela instituição traz em seu currículo bagagem teórica e prática profissional voltadas à análise técnica de desenvolvimento de produto; tecnologias e inovações aplicadas ao processo de produção do vestuário; gestão dos processos produtivos do vestuário e inspeção da qualidade; além de especificações técnicas relacionadas ao setor. 

Se você ficou interessado(a), saiba que o Senai Paraná está com as inscrições abertas até o dia 11 de agosto, ou enquanto houver vagas, tanto para o Curso Técnico em Vestuário quanto para o Técnico em Modelagem do Vestuário. As aulas iniciam em 15 de agosto e, para saber as unidades em que estes cursos são oferecidos, acesse esse link.