O Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, realizou a cerimônia de encerramento do Projeto “Mídias Digitais – Aluno de Sucesso”. O evento, relizado no dia 12 de maio na unidade Dr. Celso Charuri do Senai em Curitiba, celebrou a trajetória de jovens que concluíram o curso com foco em marketing digital e produção de conteúdo, dentro de uma iniciativa que promoveu oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.

A ação foi promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), em parceria com a Heineken Brasil e o Senai Paraná.

No total, foram ofertadas 600 vagas em 17 municípios do Estado. O curso, ministrado pelo Senai, teve carga horária de 100 horas e foi oferecido presencialmente em 30 turmas para jovens a partir de 18 anos. O projeto também teve interface com o IEL Paraná, na oferta de um complemento formativo para os estudantes.

Formação conectada

Com foco na capacitação técnica em ferramentas digitais — como pacote Office, edição de vídeos, inovação, criatividade e competências empreendedoras — o curso buscou alinhar o conteúdo às exigências de um dos setores que mais crescem globalmente: o de tecnologia da informação e marketing digital.

Para viabilizar a participação dos estudantes, foi oferecida uma bolsa de R$ 625, condicionada ao desempenho acadêmico. No total, 298 alunos concluíram o curso no estado e estão sendo certificados pelo Senai-PR. Os três melhores alunos de cada turma recebem, ainda, notebooks como premiação, incentivando a excelência e a permanência nos estudos.

Parceria estratégica

O apoio da Heineken Brasil ao projeto foi viabilizado como contrapartida no programa Paraná Competitivo, coordenado pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A iniciativa estadual visa atrair investimentos produtivos, promover o desenvolvimento econômico e fortalecer a indústria regional. Além da formação em mídias digitais, a mesma parceria viabilizou o projeto Qualifica Paraná Mais Mulheres, voltado à capacitação de mulheres para atuação na construção civil — ampliando ainda mais o impacto social das iniciativas.