A OneSubsea, multinacional líder no fornecimento global de tecnologias e soluções submarinas, e o Senai Paraná abriram inscrições para a 2ª edição do Programa Jovem Aprendiz OneSubsea exclusivo para mulheres na manufatura.  

O objetivo da iniciativa é proporcionar o desenvolvimento teórico e prático de 20 jovens mulheres na manufatura da OneSubsea, em parceria com a unidade Afonso Pena do Senai Paraná em São José dos Pinhais. O programa será realizado de janeiro de 2024 a julho de 2025. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo site 

“Queremos dar a primeira oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e incluir jovens mulheres que queiram desenvolver carreira na manufatura de uma grande multinacional, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, ressalta Marcela Chamano, Sênior HR Business Partner da OneSubsea e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da companhia. 

Para participar, as interessadas precisam ter entre 18 e 22 anos, ensino médio completo e não estar cursando o ensino superior. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo três horas diárias de curso e treinamento no Senai e quatro horas de desenvolvimento prático na fábrica de São José dos Pinhais da OneSubsea. 

“O Senai prepara os trabalhadores para desempenhar funções específicas com competência e atender às necessidades da indústria de forma eficaz.  Deste modo, com a renovação do programa, ao encorajar a inclusão de mulheres dentro da manufatura, será a oportunidade de beneficiar a indústria como um todo, transformando positivamente a cultura organizacional da empresa e das famílias participantes que anseiam pela carreira dentro do setor”, afirma Rebecca Honorato Schneck, coordenadora de educação na unidade Afonso Pena do Senai Paraná. 

Para Mônica Prestes, que participa da edição atual do programa, a iniciativa tem sido fundamental para o desenvolvimento de sua carreira. “As lideranças da OneSubsea reconhecem nosso potencial de trabalho e nos tratam realmente como profissionais capazes de executar qualquer tarefa, independentemente do gênero”, diz a jovem de 20 anos, que iniciou um curso técnico em Mecânica Industrial depois de ingressar no projeto e pretende seguir carreira na indústria.  

“Respaldados no grande sucesso do nosso primeiro programa, decidimos dar continuidade a esta importante iniciativa de engajamento com a sociedade por meio do lançamento do segundo programa de aprendizagem feminina na Manufatura. Mais uma vez, contamos com a parceria do Senai de São José dos Pinhais para nos apoiar no desenvolvimento de novas profissionais para o nosso setor. Isso reforça nosso compromisso em evoluir o ambiente de trabalho para um espaço muito mais diversos e inclusivo, possibilitando que todos aqueles que sonham e aspiram desenvolver uma carreira profissional nas indústrias Metal-Mecânica e de Petróleo & Gás consigam realizá-la, juntando-se a nós em nossa longa jornada”, comenta Guilherme Cury, responsável pela Manufatura de São José dos Pinhais. 

As novas aprendizes selecionadas atuarão em todas as áreas da manufatura da OneSubsea (montagem, teste, usinagem, solda e manutenção), em esquema de job rotation, com troca de posição a cada trimestre. Entre remuneração e benefícios, a empresa oferece salário competitivo, plano de saúde e odontológico, convênio com academias, telemedicina e telepsicologia, seguro de vida, refeição em restaurante próprio, transporte fretado, entre outros.  

Além de praticar a responsabilidade social, o Programa Jovem Aprendiz Manufatura 2024 exclusivo para mulheres contribui com a agenda de diversidade e inclusão (D&I) da OneSubsea, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 e 10 da ONU, que visam, respectivamente, à igualdade de gênero e à redução das desigualdades.  

Desde o início da jornada de D&I da companhia, em julho de 2020, o percentual de mulheres na empresa evoluiu de 17,3% para 26,9%. Já o percentual de mulheres em cargos de liderança passou de 18,7% para 28,8%. Para isso, a empresa vem desenvolvendo programas e ações não só para garantir mais igualdade de oportunidades na entrada, mas também para acolher o público feminino. 

Além do programa Aprendiz Manufatura, a multinacional conta com outras iniciativas de capacitação feminina, como o programa de estágio em engenharia com foco em mulheres, também voltado para a unidade de São José dos Pinhais, e o programa Mulheres a Bordo, para a base de Rio das Ostras (RJ), que capacitou 20 mulheres com o apoio da Firjan SENAI SESI de Macaé (RJ) para atuação no âmbito offshore. 

 

Serviço 

Programa Jovem Aprendiz OneSubsea exclusivo para mulheres na manufatura  

Vagas: 20 

Inscrições: até 10 de novembro 

Duração do programa: janeiro de 2024 a julho de 2025