Você sabia que grande parte dos colaboradores de pós-venda das concessionárias Fiat da Região Sul do Brasil são treinados por técnicos de ensino do Senai Paraná? Isso mesmo! 

As unidades de Londrina e Curitiba do Senai Paraná são parceiras oficiais de um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, o grupo automotivo franco-ítalo-americano Stellantis, detentor das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram. 

“A parceria entre Stellantis e Senai promove a manutenção de novas tecnologias e a disponibilização de estrutura física para a realização de treinamentos práticos relacionados aos produtos da marca, além de ser um polo estratégico visando atender o maior número de concessionárias e técnicos da região”, explica Antônio Marcelo dos Santos, Analista de Treinamento Técnico da Stellantis na Região Sul e interior de São Paulo.  

Atualmente são sete regionais da Stellantis organizadas em 15 unidades Senai para atender o Brasil todo em treinamentos de ponta. 

“Nós do Paraná, com a unidade de Londrina e do Boqueirão, em Curitiba, fazemos parte doRegional 05 que atende o Paraná, Santa Catarina e também Rio Grande do Sul”, explica Edison Bonifácio, técnico de ensino da unidade Senai em Londrina. “Recebemos o treinamento do Grupo Stellantis para a marca Fiat e utilizamos dessas informações para treinar os setores de pós-venda das concessionárias Fiat da região sul”, acrescenta. 

A grande vantagem dessa parceria é que ela nos ajuda a manter a nossa área automotiva sempre atualizada, com informações e tecnologias de ponta, e nos garante todos os acessos tecnológicos, literatura técnica e equipamentos, que hoje só existem nas concessionárias”, explica o técnico de ensino. 

Segundo ele, a parceria com o grupo enriquece muito o treinamento dos produtivos das concessionárias da marca bem como a formação dos nossos alunos. 

Nesta parceria, a Fiat nos fornece carros, motores, equipamentos, informações atualizadas e treinamentos da marca. Em troca, somos responsáveis por zelas pelos patrimônios e treinar toda a rede de pós-venda das concessionárias, dentro de um dos regionais da marca, podendo também utilizar destes conhecimentos, informações, equipamentos e tecnologias para treinar nossos alunos”, explica o Técnico de Ensino. 

Fábio Costa Magro, chefe de oficina e consultor técnica da área Fiat em Londrina avalia a excelência na entrega de formação profissional do Senai por meio da parceria com o Grupo Stellantis.

O Senai está sempre acompanhando a evolução da nossa marca e possui profissionais muito bem qualificados no treinamento dos nossos mecânicos, que estão hoje na linha de frente das nossas concessionárias”, afirma. Eu trabalho na Fiat há 18 anos. Entrei como jovem aprendiz, na função de trocador de óleo e hoje sou chefe de oficina e consultor técnica da área Fiat aqui em Londrina. A partir dessa parceria com o Grupo Stellantis tive grandes oportunidades para vários cursos no Senai, desde mecânica básica até os mais específicos relacionados a marca Fiat. Hoje sou eu que envio os mecânicos do meu time para essas formações e é sempre muito gratificante saber que podemos contar com profissionais de confiança para a capacitação e aprimoramento dos nossos conhecimentos e habilidades”, diz Fábio. 

 

Cursos Técnicos com Matrículas Abertas 

Agora que você já sabe dessa parceria de sucesso, que tal aproveitar e fazer a sua inscrição nos Cursos Técnicos do Senai Paraná? 

Em Londrina são 245 vagas organizadas entre os Cursos Técnicos de Eletromecânica, Eletrotécnica e Desenvolvimento de Sistemas. 

Já a unidade Boqueirão do Senai Paraná, em Curitiba, são 108 vagas organizadas em três turmas de Curso Técnico em Manutenção Automotiva e 36 vagas para o Curso Técnico em Administração. 

As modalidades de aplicação dos cursos técnicos podem variar entre presencial e educação a distância (EAD), conforme disponibilidade das respectivas unidades. 

Para os cursos técnicos na modalidade EAD, 20% das aulas acontecem de maneira presenciais e 80% a distância. 

As aulas do 2º semestre de 2023 iniciam no dia 24 de julho, com possibilidade de entrada também em setembro e novembro, conforme matriz curricular do curso e calendário da unidade. 

Todas as informações estão disponíveis na nossa página de Editais.