Neste dia 21 de abril, Dia da Criatividade e Inovação, queremos falar um pouco mais sobre os nossos Fab Labs.
As unidades Senai CIC, em Curitiba, e Faculdades da Indústria de São José dos Pinhais contam com espaços de fabricação digital que fazem parte da rede mundial Fab Lab, criada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dedicados à cultura maker, educação, prototipagem e fabricação geral, os Fab Labs têm diversos equipamentos e recursos qualificados de manufatura digital para apoiar a pesquisa básica e o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.
Segundo João Alexandre Caroleski Fogaça, colaborador do Sistema Fiep que atua no Fab Lab da Indústria, em São José dos Pinhais, a estrutura está alinhada ao plano de ensino dos cursos de graduação das Faculdades da Indústria, por exemplo. “Nada melhor do que os alunos terem acesso à tecnologia de ponta para dar vida aos projetos desenvolvidos em sala de aula”, afirma.
O Fab Lab não tem apenas as tecnologias emergentes para os processos de fabricação: também possui recursos variados, como na impressão 3D. “Temos a tecnologia de impressão FDM (Fused Deposition Modeling) e SLA (Stereolithography Apparatus). Cada processo tem sua melhor aplicabilidade, mas dificilmente outros laboratórios possuem tecnologias diferentes pra esse tipo de fabricação”, aponta João.
_265420_img.png)
Para se ter uma ideia da utilização do espaço para a comunidade, o Fab Lab de São José dos Pinhais teve seu pico de atuação durante a pandemia. O Fab Lab colaborou no desenvolvimento de 17 mil máscaras faciais de proteção contra a Covid.
Com toda essa estrutura, os alunos do Senai e das Faculdades da Indústria podem desenvolver projetos acadêmicos, aprender a utilizar novas tecnologias, colaborar com profissionais experientes e estudantes de várias formações e, ainda, ter a oportunidade de aplicar conceitos da indústria.