O Sistema Fiep, em parceria com a Prefeitura de Palmas, ofertará gratuitamente aos industriários da região cerca de 700 vagas de capacitação profissional. O projeto, chamado de Cidade do Conhecimento, tem como objetivo incentivar a qualificação profissional dos trabalhadores da indústria e melhorar a colocação no mercado de trabalho. Um estudo realizado pelo Senai identificou que, mesmo diante de um cenário de desemprego e perda de postos de trabalho no país, sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial estão empregados.

A parceria promoverá a inclusão social de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais por meio da formação profissional e da abordagem de temas transversais relacionados à formação cidadã e desenvolvimento, aprimoramento das competências socioemocionais, elevando o conhecimento e potencial de empregabilidade dos participantes. Serão instaladas no centro da cidade, em frente ao centro cultural, 12 Unidades Móveis e duas Escolas Móveis do Senai no Paraná. Os cursos começaram a ser realizados em 05 de outubro. 

“É o maior programa de Unidades Móveis já realizado pelo Sesi e Senai no Brasil. Serão capacitadas mais de 700 pessoas ao mesmo tempo em várias áreas do conhecimento industrial”, conta Dener Jose De Souza, Gerente Executivo de Operações do Sistema Fiep. A iniciativa faz parte do plano de retomada econômica do município de Palmas quanto à qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. 

Entre as opções de cursos disponibilizadas para a população estão Confeitaria Básica, Eletricidade Automotiva, Eletricista Industrial, Fabricação de Bolos e Pães Naturais Integrais, Instalação de Alarmes, CFTV e Porteiro Eletrônico, Mecânica Básica para Manutenção e Robótica Colaborativa para Indústria 4.0. Todas as vagas já foram preenchidas.

O Senai onde você está

Atualmente, o Senai no Paraná conta com 43 unidades fixas espalhadas por todo estado. Quando o assunto é educação profissional, para atender todos os municípios - incluindo os que não possuem estrutura própria, o atendimento é realizado por meio das Unidades Móveis com a mesma eficiência e qualidade, que têm mobilidade e flexibilidade para atender diversas áreas. Por meio das unidades móveis, o Senai oferta formação profissional de qualidade alinhada às necessidades de cada município.

Para Valdemar Augusto De Souza, gerente da unidade de Palmas, a parceria é um ótimo auxílio paras indústrias da região. “Esse projeto é muito importante para o município, pois através da unidade Sesi e Senai de Palmas estamos oferecendo para as pessoas cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional que proporcionará oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, atenderemos as necessidades e demandas da indústria local, capacitando seus funcionários e desta forma melhorando a produtividade do setor”, esclarece.

Evento de lançamento

Para lançar a parceria, a prefeitura de Palmas realizará no próximo dia 08, às 14h, a abertura oficial do projeto. Estarão presentes no evento Kosmos Nikolaou, prefeito de Palmas, Felipe Zanoello, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná, presidentes de sindicatos e demais autoridades locais.