Conheça alguns cases de sucesso de nossos patrocinadores.

Todos
  • 08/02/2016Programa de aprendizagem na Indústria têxtil.A Educação como transformador da sociedade.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. 

    tempor cum soluta nobis eleifend option congue nihil imperdiet doming id quod mazim placerat facer possim assum. Typi non habent claritatem insitam; est usus legentis in

  • 08/02/2016Programa de aprendizagem na Indústria têxtil.A Educação como transformador da sociedade.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis 

    tempor cum soluta nobis eleifend option congue nihil imperdiet doming id quod mazim placerat facer possim assum. Typi non habent claritatem insitam; est usus legentis in

  • #palestrante-5202/08/2016Enrique Deibe

    Diretor da Cinterfor/OIT desde 2014. É, desde 2003, secretário do Emprego, do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Argentina. Teve participação internacional como representante do governo argentino na OIT, Cinterfor/OIT, AMSPE, Mercosul e ao Comité do Emprego e G20. É professor universitário e autor e co-autor de textos e artigos em revistas e livros sobre as relações de trabalho e ciências sociais.

  • #palestrante-5129/07/2016Claus Munkwitz

    Diretor Executivo da Câmara de Crafr Industry na região de Stuttgart e presidente do Comitê Estadual de Política de Educação das Câmaras de Craft Industry em Baden-Württemberg. Foi chefe de divisão de Economia do Ministério Baden-Württemberg e vice-chefe do Departamento de Assuntos do Estado.

  • #palestrante-5029/07/2016Sidarta Ruthes

    Doutor em Tecnologia (UTFPR), coordenador de pesquisa dos Observatórios Sistema Fiep, responsável pelo desenvolvimento de projetos em prospectiva, prospecção e vigilância tecnológica, inteligência competitiva e planejamento estratégico. Além de pesquisador, é professor de graduação e pós-graduação (MBA) em instituições paranaenses. Possui ampla experiência na área científica, com diversos artigos e pesquisas premiadas em âmbito nacional e internacional.

  • palestrante-4920/07/2016José Antonio FaresJosé Antonio Fares

    Atuou por mais de 25 anos na área de Recursos Humanos, Relações Governamentais, e na direção do Instituto Bosch de Responsabilidade Social.

    Atualmente é Superintendente do SESI e Superintendente do IEL no Paraná, incluindo a Direção Geral da Faculdade da Indústria, também atua como Diretor Executivo do CIFAL Curitiba/UNITAR/ONU para América do Sul. É Vice Presidente da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e membro do Board do PRME- Principles for Responsible Management Education.

    Graduado em Psicologia, possui especialização em Recursos Humanos e mestrado   em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Varga (FGV).  Já foi palestrante na   Assembleia Geral da ONU em 2010, Presidente e Diretor Nacional na ABRH-PR (2001-2006), ministrou aulas nas áreas de Educação Corporativa, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social. 

  • palestrante-4819/07/2016Lilian de Fátima Corrêa LuitzLilian de Fátima Corrêa Luitz

    Pedagoga - PUC PR
    Psicopedagoga - PUC PR
    Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Familiar- IEF e UEPG,
    Especialista em Biologia Cultural - Universidade do Chile,
    Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico - PUC PR.
     
    1.       Pôster: EDUCAÇÃO NA SUSTENTABILIDADE: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO SESI PARANÁ – Evento: EDS-2010 International Conference on Education for Sustainable Development May, 2010 -  Regional Centre of Expertise – RCE CRIE Curitiba – UFPR – UTFPR – PUC-PR - Sistema FIEPR Curitiba, Brazil
     
    2.       Palestra: Colégio Sesi e a experiência da Educação para a transformação da sociedade. Conferencia Internacional das Cidades Educadoras, 10 a 13 de maio de 2010, CICI/2010, promovida pelo Sistema FIEP, Centro Internacional de Inovação e CIFAL/PR.
     
    3.       Condecorada com o Prêmio Internacional Hermès de l’Innovation 2011, pela metodologia do Colégio Sesi, na categoria “Melhoria das Relações entre os Homens”, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, da França. O Instituto foi criado por Marc Giget, considerado um dos maiores especialistas em inovação, do mundo.
     
    4.       Relato de Experiência: Inovação Social: Um Case de Sucesso do SESI-PR” no evento: Educar/Educador, promovido pela Futuro Eventos, em 17 de maio de 2012.
     
    5.       Talk show “Não existe milagre: a fórmula nada secreta de experiências de qualidade na Educação”, no Fórum Internacional de Gestão, Liderança e Competências na Educação, 19 de julho de 2013 em Curitiba/Pr, promovido pela Futuro Eventos.

  • palestrante-4718/07/2016Rainer JungesRainer Junges

    Economista pela UFPR, possui especialização em Processos Inovativos (Master Innovation) Stanford University, Coaching e Mentoring  pelo Institute of Leadership and Management (Inglaterra), Dinâmica de Grupos (SBDG) e Administração Industrial (UFPR). Profissional com experiência na área educacional onde atuou com ensino à distância em 3 países e em diversas faculdades do país, como professor e desenvolvedor de conteúdos. Vivência como empreendedor e empresário. Desde 2006, atua no SEBRAE como consultor, instrutor, palestrante, gestor de projetos de Tecnologia, e atualmente exerce a função de Gerente da Unidade de Desenvolvimento de Soluções do SEBRAE/PR.

  • palestrante-4618/07/2016Nina BillorouNina Billorou

    Es uruguaya, docente, especialista en competencias laborales, consultora de OIT / Cinterfor y Centro Internacional de Formación de la OIT de Turín

    Ha desarrollado actividades de investigación, diseño, formación de formadores, gestión y evaluación de programas y proyectos en el ámbito de la formación y gestión de RRHH por competencias tanto en Uruguay como en diversos países tanto de América Latina como Europa.

  • palestrante-4518/07/2016Rafael LucchesiRafael Lucchesi

    Rafael Lucchesi é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

    Desde 2011 exerce o cargo de Diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de Diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de Diretor Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI).

    Anteriormente, foi Diretor de Operações da CNI (2007–2010), Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (2003 – 2006), quando foi presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI). Neste período foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT.

     

     

  • palestrante-4418/07/2016Flávio Mottin de AndradeFlávio Mottin de Andrade

    Flávio Mottin de Andrade
     
     
    Graduado em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, pós-graduado em Desenvolvimento WEB. Atua como Analista de Tecnologia da Informação responsável pelos Portais WEB no Senac PR.

  • palestrante-4329/06/2016José Manuel SalazarJosé Manuel Salazar

    Fue nombrado Director Regional de la Oficina Regional de la OIT para América Latina y el Caribe en Lima, Perú, con efecto a partir del 1° de junio de 2015.

    El Sr. Salazar-Xirinachs nació en 1953, obtuvo una Maestría en Desarrollo Económico y un Doctorado en Economía en la Universidad de Cambridge, Inglaterra, así como el grado de Bachiller en Economía en la Universidad de Costa Rica.

    Se incorporó a la OIT en el 2005 como Director Ejecutivo del Sector del Empleo, con sede en Ginebra, Suiza, y con el grado de Director General Adjunto. En tal calidad, fue responsable del trabajo de la Organización en los ámbitos de la promoción del empleo, las políticas de empleo, el desarrollo de las empresas, la formación profesional, el análisis de los mercados laborales, los servicios de empleo, la transición de la economía informal a la economía formal, la relación entre el comercio y el empleo, la promoción del empleo juvenil, y temas relacionados.

    Desde marzo de 2013 hasta la fecha de su nombramiento, el Sr. Salazar-Xirinachs desempeñó el cargo de Subdirector General de Políticas.

    Antes de ingresar en la OIT, se desempeñó de 1998 a 2005 como Director de la Unidad de Comercio de la Organización de Estados Americanos (OEA), en Washington; unidad que funcionó, junto con el BID y la CEPAL, como Secretaría Técnica de las negociaciones para el establecimiento del Área de Libre Comercio de las Américas (ALCA) y para promover la integración regional. Asimismo, ofreció asistencia técnica en materia de comercio y competitividad a los gobiernos de los países de las Américas.

    De 1997 a 1998, el Sr. Salazar-Xirinachs fue Ministro de Comercio Exterior de Costa Rica, período durante el cual le correspondió ejercer la presidencia del proceso del ALCA. Previo ejercicio de dicho cargo, fundó y dirigió la Red Empresarial para la Integración Hemisférica, y fue Director Ejecutivo y Economista Jefe de la Federación de Entidades Privadas de Centroamérica y Panamá (FEDEPRICAP) (1991-1995) así como Presidente Ejecutivo de la Corporación Costarricense de Desarrollo (1988-1990).

  • palestrante-4229/06/2016Ery JardimEry Jardim

    Ery Jardim é Cientista da Educação titulado pela Ca' Foscari de Veneza, Itália. É empresário nas áreas de robótica aplicada à educação STEM, Prototipação e Impressão 3D,  Cultura Maker, Economia Maker e Economia Criativa.  É consultor educacional, consultor organizacional e professor universitário de pós-graduação nas nas áreas de Governança Corporativa e de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de Projetos em Serviços Estratégicos e Inovação.

    Foi pioneiro, no Brasil, na introdução de certificações oficiais em produtividade nos currículos formativos, sendo o primeiro brasileiro a receber titulações de Educator, Instructor, Master e Expert internacional na área de produtividade e letramento digital. Atualmente é o único Brasileiro Certificado internacionalmente como Educador para o Letramento Digital nos currículos educacionais IC3 - ISTE.  É certificado nas áreas de gestão, tecnologia e educação com mais de 70 provas realizadas com reconhecimento internacional. É consultor da ADOBE para o Brasil e membro do Conselho Mundial de Educadores da Autodesk. É assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro e um dos Coordenadores da Chama Empreendedora, movimento nacional de fortalecimento da cultura empreendedora, maker e exportadora. 

    Estudou nas graduações de Administração de Empresas (UFRGS), Gestão Pública (UNISUL), Ciências Econômicas (UNISUL), Ciências Políticas (FATEC) e Pedagogia (UFRGS). Estudou nas Pós-graduações lato e stricto sensu de Design Estratégico (UNISINOS), Gestão de Serviços Estratégicos e Inovação (UNISINOS), Gestão Educacional (EST), Gestão da Qualidade Empresarial (UFLA), Ciências da Educação (Ca´Foscari - Veneza - Itália), Gestão Integrada da Qualidade, Segurança e Meio-Ambiente (UDELMAR - Chile), Gestão de Projetos Ambientais (FATEC), Gestão do Conhecimento Organizacional (FATEC), Gestão de Projetos (Gama Filho), Gestão de Shared Services (SENAI/GESC), Gestão de Engenharia e Inovação (USP), Gestão Pública Municipal (UFRGS/UAB), Gestão de Pessoas (ESAB), Gestão de Governança de Tecnologia da Informação (UNISUL). 

  • palestrante-4127/06/2016François BaryFrançois Bary

    François Bary academic background is in agricultural engineering, from which he launched his career in rural development and as a technical trainer in Belgium. He then worked in the field for seven years in the world of NGOs for various rural development projects in Tanzania, Zimbabwe and Costa Rica.

    He joined LuxDev as a consultant 20 years ago, in 1996. After managing programmes across a wide range of sectors and in most of Luxembourg Cooperation’s partner countries, he was in charge of formulation for the Agency before spending four year as its Regional Representative for West Africa based in Ouagadougou. 

    Since his return to headquarters in 2008, François Bary has been Director of Expertise and Quality and a member of the Management Committee. He has closely followed the agenda for aid effectiveness, participating in the forums in Rome, Accra and Busan. He is an experienced DAC peer review team member, having participated in the following peer reviews: Austria (2008), Denmark (2010), France (2012) and Portugal (2015).

    Francois Bary is about to leave to Cabo Verde (September 2016) were he will be the Country Representative of LuxDev.

  • palestrante-4021/06/2016Edson CampagnoloEdson Campagnolo

    Edson Campagnolo é presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Foi eleito em 2011 para comandar a entidade, tendo sido reeleito em 2015 para mais um mandato de quatro anos. É também vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Preside, ainda, o Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná e coordena o G7, grupo que reúne as principais entidades representativas do setor produtivo paranaense.
    Nascido em 1959, em Francisco Beltrão, é proprietário da indústria de confecção Logic/Rocamp, fundada em 1990, em Capanema, no Sudoeste do Paraná, em sociedade com a esposa, Sueli Roveda Campagnolo. O casal tem dois filhos, Matheus e Thiago, que hoje também atuam na administração da empresa.
    Em sua via empresarial, sempre teve envolvimento com o associativismo, tendo presidido a Associação Comercial e Empresarial de Capanema, a Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar). Antes de assumir a presidência da Fiep, ocupou o cargo de vice-presidente da entidade por dois mandatos.

  • palestrante-3921/06/2016Marcelo Fabrício PrimMarcelo Fabrício Prim

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atualmente é Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI-DN. Tem experiência na área de Gestão de Inovação, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos e de Tecnologias, atuando em Empresas referência em Inovação, tais quais: Embraer e Natura

  • palestrante-3815/06/2016Liza Patrícia de SouzaLiza Patrícia de Souza

    Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, pós-graduada em Gestão de Pessoas e Docência para a Educação Profissional. Atua como Coordenadora de Educação na Unidade de Educação a Distância no Senac PR.

  • palestrante-3713/06/2016Ryuichi NasuRyuichi Nasu

    Bacharel em Direito pela Universidade de Ritsumeikan no Japão.
    Ingressou na JICA em 1988 e em seu país de origem, seu último cargo foi Diretor Geral de Relações Públicas.
    No exterior, atuou como Representante em Panamá (1990 a 1994), como Representante Sênior em Honduras (2000 a 20003) e como Representante Chefe da JICA El Salvador (2009 a 2011) e JICA Moçambique (2011 a 2013).
    Em maio de 2015, assumiu a nova função como Representante Chefe do Escritório da JICA no Brasil.

  • palestrante-3613/06/2016Victor TelesVictor Teles

    Victor Teles tem mais de 15 anos de experiência nas áreas relacionadas a automação industrial, com foco na capacitação dos profissionais da indústria e no mercado educacional do nosso país. Formado em Engenharia Mecatrônica pela Faculdade de Engenharia Eng. Celso Daniel e com MBA em Gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Victor também se desenvolveu em Gestão de Mudanças e Excelência em Gestão pela TREVISAN Escola de Negócios.
    Toda a sua carreira foi desenvolvida na Festo Brasil Ltda, onde hoje atua como Gerente de Negócios Didactic, unidade de negócios da Festo com foco no mercado educacional tecnológico. Para buscar excelência no que faz, Victor está sempre conectado com as principais tendências tecnológicas, de processos organizacionais e de desenvolvimento de pessoas ao redor do mundo

  • palestrante-3513/06/2016Felipe MorgadoFelipe Morgado

    Felipe Morgado é administrador, formado pela Universidade Católica de Brasília, com MBA em Controladoria e Finanças e Pós-Graduação em Gestão de Projetos pela FGV. Desde 2012 exerce o cargo de Gerente Executivo da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Anteriormente foi Gerente de Planejamento do SENAI (2008-2011) e Gerente Sênior de Planejamento e Orçamento do Programa Alfabetização Solidária (1998-2005).
    Mais de 20 anos de experiência nas áreas de Educação, Planejamento, Orçamento e Gestão, atuando em empresas do terceiro Setor, Instituições de Ensino Superior e na gestão e implantação de grandes programas federais, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. Responsável pela implantação do primeiro Sistema de Avaliação de Desempenho de Estudantes de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI.

  • palestrante-3427/05/2016Marcio GuerraMarcio Guerra

    "Marcio Guerra é Gerente Executivo da Universidade Corporativa - UNINDÚSTRIA, área responsável pela formação de Gestores, docentes e técnicos de todo o Sistema SESI e SENAI. Graduado em Economia, com MBA em Finanças e mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como docente nos cursos de economia, ciência da informação e administração, e também como consultor das Nações Unidas no campo da Educação. No Sistema Indústria desde 2004, exerceu cargo de Gerente de Estudos e Prospectiva, coordenou estudos e pesquisas sobre mercado de trabalho, prospectiva, projeções, economia regional e formação profissional. Dentre os projetos de maior destaque está o Mapa do Trabalho Industrial, que é utilizado para parametrizar a oferta de cursos do SENAI."

  • palestrante-3325/05/2016Irmgard NüblerIrmgard Nübler

    Irmgard Nübler is a senior economist in the Research Department of the International Labour Organisation in Geneva. Her current work is focusing on structural transformation, technological change and innovations, and implications for jobs, skills, and productivity. She manages research projects, undertakes technical work and provides policy advice to ILO constituents. In previous capacities in the ILO she was responsible for research, policy advice and technical cooperation in the areas of skills development, apprenticeship systems, social dialogue on training, financing of training as well as industrial and productive development policies.
    Before joining the ILO, she held a position as Professor of Economics at the Free University of Berlin for 13 years, teaching development economics, international trade and institutional economics. She conducted research at the Massachusetts Institute of Technology in Boston, the Institute for Development Studies at the University of Nairobi and the International Institute for Labour Studies, ILO, Geneva, and worked as a consultant for national and international development agencies. She received her PhD in Economics at the Free University of Berlin.
    She has published widely in the areas of economic policy, globalization, technology, education, training, informal economy and human development. She is the co-editor of the book  Transforming economies: Making industrial policies work for growth, jobs and development  published. She is author of the forthcoming book titled Capabilities for productive transformation. Her most recent paper is on “New technologies: a job-less future or golden age of job creation”.

  • palestrante-3225/05/2016Nicole Favero CapalboNicole Favero Capalbo

    Graduada em Física e Pós-graduada em Tecnologia Educacional ambas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Física e Matemática, Orientadora Educacional na ZOOM Education for Life. Contribui no desenvolvimento de materiais didáticos relacionados à tecnologia, além de prestar assessorias na inserção de projetos de educação tecnológica em cursos de educação básica e profissionalizante.

     

  • palestrante-3124/05/2016Frederico LamegoFrederico Lamego

    Frederico Lamego de Teixeira Soares – (Frederico Lamego)

    Gerente Executivo de Relações Internacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)

    E-mail: lamego@cni.org.br 

    Economista, com MBA em Estratégia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas. Possui títulos de Mestre em Economia Financeira, pela Universidade de Londres e em História Internacional, pela Universidade de Brasília. Adicionalmente, possui formação executiva em Estratégia Internacional de Negócios e Política Econômica pela London School of Economics e em Negociações Estratégicas pela Harvard Business School.  Anteriormente, ocupou a função de Gerente de Planejamento do SENAI e atuou como consultor em estratégia e desenvolvimento regional para diversas organizações públicas e privadas no Brasil. Atualmente, coordena a atividade e estratégia internacional das entidades SESI, SENAI e IEL.

    An economist, Mr. Lamego holds an MBA in Business Strategy from the Getúlio Vargas Foundation, a Master’s Degree in Financial Economics by the University of London and a Master’s Degree in International History at the University of Brasilia. In addition to it, he has executive training in International Business Strategy and Economic Policy at the London School of Economics and in Strategic Negotiations at the Harvard Business School. Previously, he held the position of Manager for Strategic Planning at SENAI and served as a consultant in strategy and regional development for various public and private organizations in Brazil. Currently, he is in charge of developing the international business strategy of SESI, SENAI and IEL.

  • palestrante-3024/05/2016Katiane Almeida BatistaKatiane Almeida Batista

    É Coordenadora de Desenvolvimento Profissional do Departamento Executivo do SEST SENAT. Tem formação em Psicologia, com especializações em Educação Profissional e Educação a Distância. Trabalha com educação desde 2009, quando era coordenadora de curso a distância da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, onde trabalhou por dois anos, até ser admitida no SEST SENAT. 

    %MCEPASTEBIN%

  • palestrante-2924/05/2016Eliana Misko SolerEliana Misko Soler

    Formada em Letras e Pedagogia, com Especialização em Educação Técnica e Formação Profissional pelo Centro de Estudios Cooperativos y Laborales em Israel. Cursou o Programa de Enriquecimento Instrumental pelo ICELP e o Programa de Formação Normalização, Formação e Certificação de Competências pela OIT-Turim, no Brasil. Participou da elaboração da Metodologia SENAI de Educação Profissional e em programas de capacitação para multiplicadores. É especialista em Educação Profissional no SENAI-SP, atuando em planejamento curricular e capacitação pedagógica, incluindo concepção e estruturação de programas de formação docente.

  • Marco Secco

    palestrante-2820/05/2016Marco SeccoMarco Secco

    Marco Antonio Areias Secco é diretor do Senai no Paraná. Ele graduou em Letras Inglês e tem especializações em literatura, gestão empresarial e logística. Ele tem trabalhado no Senai do Paraná principalmente em áreas relacionadas à educação profissional, centros de tecnologia e aprendizagem industrial. Suas atividades atuais incluem definição e desenvolvimento de objetivos estratégicos e de políticas em consonância com a missão do Senai e alinhadas com a Presidência da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

  • palestrante-2719/05/2016Eduardo Gomes de OliveiraEduardo Gomes de Oliveira

    Gerente Técnico em SENAR PR

    abril de 2013 – até o momento (3 anos 2 meses)Curitiba e Região, Brasil
    Gerenciar equipe técnica do SENAR-PR na avaliação dos treinamentos oferecidos, atualização de instrutores e equipe técnica, prospecção de cenários para a agropecuária, criação de novos treinamentos e apoio na execução das atividades a campo.

    Supervisor regional em SENAR-PR

    janeiro de 2008 – abril de 2013 (5 anos 4 meses)Ponta Grossa e Região, Brasil
    Gerenciar 16 municípios com 12 cooperados e 30 prestadores de serviços, realizando atividades de supervisão de eventos a campo, mobilização, articulação com os parceiros nos municípios, apoio ao sistema sindical e representação do sistema em eventos.

  • palestrante-2618/05/2016Elaine de AndradeElaine de Andrade

    Há 8 anos no Sistema Indústria, trabalha como Analista de Educação na Gerência de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Paraná.
    Experiência na Coordenação de Educação Profissional e na consultoria voltada à preparação de empreendedores para o investimento privado. Orientadora em empreendedorismo inovador do programa Bota pra Fazer da Endeavor. Experiência na construção de novas metodologias para o SENAI Nacional na implantação de novos projetos de inovação, como Desafio Senai de Projetos Integradores, Cultura da Inovação pela Educação, Itinerário da Inovação, Implantação de Canvas no Sistema Senai de Certificação de Pessoas SSCPE, Inova Senai pelo Centro Internacional de Inovação do SENAI Paraná.
    Possui sólidos conhecimentos no Modelo de Excelência em Gestão – MEG/ FNQ e em Gestão de Incubação de Projetos. Atua como examinadora e jurada em prêmios, como o Prêmio Paranaense de Qualidade em Gestão – PPrQG, Prêmio MPE, Prêmio Finep de Inovação e Prêmio Brasil Criativo.
    Professora convidada na Universidade Tiradentes de Alagoas para ministrar aulas de Design Thinking no MBA em Gestão de Projetos.
    Aluna do Mestrado em Tecnologia da UTFPR. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue (FACINTER 2007), Especialista em Gestão da Qualidade e Produtividade e em Metodologia do Ensino Superior. Possui Certificação em Innovación Educativa pela Universidad Politécnica de Madrid.

  • palestrante-2518/05/2016Adriana MatteiAdriana Mattei

    Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Extremadura (ES). Especialista em Tutoria em Educação a Distância. Especialista em Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos para Educação a Distância. Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Paraná. Na educação, experiência na gestão de sistemas e processos educacionais, docência e criação e produção editorial de textos (livros, avaliações, tutoriais e outros materiais didáticos). Conhecimentos em legislação educacional, gestão de pessoas e liderança de equipes. Experiência na formação e capacitação de professores e coordenação de cursos de pós-graduação. Atuação na educação básica e no ensino superior. No SENAI Paraná, atuante como analista técnica na elaboração e execução de cursos a distância. Experiência com organização e orientação de ações de inovação. Atua como examinadora e jurada em prêmios de inovação.

  • palestrante-2417/05/2016Adriano TrentinAdriano Trentim

    Adriano Trentin

    Formado em Ciências Sociais pela UFPR em 2007 com Mestrado em Sociologia também pela UFPR em 2011.

    Hoje, atua como Gerente de Educação do Sesc Paraná.

  • palestrante-2210/05/2016Eugenio MussakEugenio Mussak

    Eugenio Mussak trabalha com Educação Corporativa desde 2001, ministrando palestras, workshops e conduzindo reuniões estratégias.
    Sua carreira ligada à educação teve início em 1971 e contabiliza cerca de 20 mil aulas dadas, e mais de mil palestras proferidas para empresas, universidades e congressos, no Brasil e exterior. Foi professor, coordenador pedagógico, diretor de escola, empresário da área de educação no Paraná e Santa Catarina e fez parte do grupo que implantou a Universidade do Professor no Estado do Paraná, iniciativa pioneira e modelo em desenvolvimento de docentes.
    Sua formação original é Medicina pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em Fisiologia Humana, disciplina da qual foi monitor, pesquisador e professor na própria Universidade. Tem especialização em Análise de Sistemas e Negócios pela FAE Business School.
    Atualmente é professor convidado das renomadas FIA – Fundação Instituto de Administração, em São Paulo e FDC – Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais.
    É Membro da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, onde ocupou os cargos de Conselheiro, Diretor de Pesquisas e Coordenador da Revista Melhor – Gestão de Pessoas. Participa da coordenação do CONARH – Congresso Brasileiro de Gestão de Pessoas, tendo sido seu coordenador geral em 2014.
    Autor e co-autor de mais de 10 livros, é colunista das revistas Você s/a e Vida Simples, da Editora Abril e da revista Melhor RH.
    Comandou durante anos o programa de entrevistas Papo de Líder na Rádio Estadão do Grupo Estado de São Paulo. Atualmente possui uma coluna sobre carreira e comportamento.

  • palestrante-2104/05/2016Pavel LukshaPavel Luksha

    Pavel Luksha is a professor of practise at the Moscow School of Management SKOLKOVO. Pavel has managed educational programmes for leaders in innovation, future education and R&D particularly in nuclear, electric power, oil and gas industries, etc. Pavel is an initiator of the Club R&D directors established in 2010 under the auspices of the Moscow School of Management SKOLKOVO, the State University – Higher School of Economics, Russian Venture Company and the Ministry of Economic Development of the Russian Federation.
    Pavel is a member of the Expert Council of the Agency for Strategic Initiatives established by the President of the Russian Federation. Since 2008 Pavel has been working on the development of the education system in cooperation with the Agency for Strategic Initiatives, the Ministry of Education and Science of the Russian Federation, Open Government and others. In 2012-2013 Pavel co-organised one of the largest projects in the world aimed at teaching to think about the future – Foresight Fleet.
    Since 2010 Pavel Luksha has managed foresight education project including foresight of higher education and the global report on the future of education (report has been published in 2014). Pavel is a project manager and one of the co-authors of «Atlas of new professions» published jointly by the Moscow School of Management SKOLKOVO and Agency for Strategic Initiatives. Since 2012 Pavel has managed technological skill foresight project. Since 2013 within the framework of cooperation between Russia and International Labour Organisation Pavel has managed the development of an international method of the technological skills foresight for its implementation in developing countries (pilot projects are carried out in Armenia and Vietnam). Besides, Pavel is a co-author of Rapid Foresight methodology successfully implemented in the national expert evaluation strategies as well as in dozens of projects elaborating road maps for the development of business, territories, industries and sectors of economy.
    Prior Pavel worked in both strategic management and integrated change management. He held senior positions in the automobile company Sollers and Severstal Group; he was a member of the Board of Directors at Zavolzhsky Engine Plant. Pavel worked in the sphere of professional services for such international companies as Accenture, Alvarez & Marsal, Arcadis Euroconsult; he was engaged in investment strategy in the international private investment fund and conducted his own business (Consulting and HR).
    Pavel holds MA in economics at the State University – Higher School of Economics and PhD in economics at the Central Economics and Mathematics Institute, RAS. Pavel conducts research projects in both strategic management and organizational development within the Research Group of organizational evolution at the University of Hertfordshire. Pavel’s papers have been published in the leading international scientific journals on strategic entrepreneurship, evolutionary economics, social cybernetics, etc. The monograph entitled «Self reproduction in evolutionary economics» has been published in Russian (Aletheia, 2009).

  • palestrante-2002/05/2016Jorge GallardoJorge Gallardo

    Jorge Francisco Gallardo Flores
    jorge.gallardo@intecap.edu.gt

    Guatemalteco. Ingeniero Civil, graduado en la Universidad de San Carlos de Guatemala. Tiene formación en Desarrollo y Habilidades Gerenciales, a través de capacitaciones recibas en   Panamá, Chile, Venezuela, Estados Unidos y Alemania.  Ha participado en diferentes seminarios internacionales relacionados con la Formación Profesional en Brasil, Perú, Italia, Alemania y México.
    Desde 1977, año en que se vinculó con el INTECAP, ha desempeñado diferentes puestos dentro de la administración de la Institución como: Gerente (2 veces), Subgerente, Auditor de Junta Directiva, Director de Operaciones, Jefe del Departamento de Construcción, Consultor. Así mismo ha desempeñado diferentes puestos de trabajo en empresas de la iniciativa privada de Guatemala.
    Ha servido al País como   Ministro   de Trabajo y Previsión Social, Primer Viceministro en el Ministerio de Desarrollo Urbano y Rural y como Diputado del Parlamento Centroamericana –Parlacen-
    Actualmente desempeña el puesto de Gerente delINTECAP, lo cual le ha permitido contribuir a la implementación de proyectos de mejora continua, construcción de nuevos Centros de Capacitación en el interior de la República, nuevas metodologías de formación, acciones que contribuyen en la formación profesional del recurso humano de Guatemala.

     

  • palestrante-1902/05/2016Alexis HoyauxAlexis Hoyaux

    Alexis Hoyaux is a senior specialist on skills development (SD), working at ITCILO, Turin.
    Seeing SD in a broad sense related to education and employment, he combines the technical skills on TVET, with the appropriate aid modality.
    Having worked for bilateral and multilateral organizations, with several long term postings overseas (Africa, Oceania, Latin America, Caribbean),  he focusses mainly on the macro and meso elements of SD, with a keen interest on SD policies/strategies, legislation, organisation and financing of SD, management of VT Centres, next to evaluations and project management. Fervent defender of sector wide approaches and sector budget support, he puts ownership and sustainability by the local counterpart of each intervention as the key challenge to assure.
    He has worked in similar positions at ILO-Cinterfor, BTC, DG Europe-Aid (EC), NZaid and LuxDev for a total of around 20 years, next to short missions for BMZ, Sida and private consultancies. He has a law degree.

  • palestrante-1829/03/2016Rodrigo FilgueiraRodrigo Filgueira

    Uruguaio, Engenheiro em Informática com estudos em gestão do conhecimento e prática em desenvolvimento de soluções baseadas na internet desde o ano 1996. Tem trabalhado na América Central, Caribe de fala inglesa, América do Sul, Europa e África. Desenvolve sua atividade em Espanhol, Português, Inglês e só um pouquinho de Italiano.

    Depois de se desempenhar como coletor de dados, assistente de informática e pesquisador em informática em saúde, iniciou o seu trabalho em 1997 na OIT/Cinterfor com o objetivo de conectar esse escritório a Internet, e gerar as condições para o desenvolvimento da web institucional. Já no ano 2000 faz parte do time que desenvolve os primeiros cursos em modalidade eLearning num rol completamente informático.

    Até o ano 2010 trabalha pesquisando políticas e tendências e desenvolvendo soluções na aplicação das tecnologias da informação e comunicação a formação professional. Entre o ano 2010 e 2012 trabalha no centro internacional de formação da OIT em Turim desenvolvendo soluções de eLearning, e dando cursos sobre essa temática, atividade que continua a desenvolver até hoje no marco de parcerias entre OIT/Cinterfor e o CIF de Turim. No ano 2014 foi designado responsável em OIT/Cinterfor pela linha estratégica referida ao uso de novas metodologias e tecnologias na formação professional.

    Nos últimos quinze anos o seu itinerário professional tem lhe permitido desenvolver um olhar crítico onde as  inovações tecnológicas são sempre analisadas desde as perspectivas pedagógica, metodológica e estratégica. O trabalho de pesquisa, desenvolvimento de conhecimento, e assistência técnica nesta área se faz sempre desde essa perspectiva. 

  • palestrante-1729/03/2016José Antônio Oliveira dos SantosJosé Antônio Oliveira dos Santos

    José Antônio Oliveira dos Santos é Coordenador Técnico da Gerência de Desenvolvimento Educacional do Departamento Regional do SENAI do Rio Grande do Sul, onde atua na coordenação da Metodologia SENAI de Educação Profissional, no desenvolvimento de documentações de orientações aos docentes e de capacitações corporativas no eixo pedagógico.  Coordena o desenvolvimento de programas de capacitação metodológica em âmbito local do Programa SENAI de Capacitação Docente – PSCD do SENAI-DN e o desenvolvimento, implantação e acompanhamento do uso de Tecnologias Educacionais e da mobilidade das Unidades Móveis no SENAI-RS. José Antônio tem Mestrado em Educação – Formação Docente, pela Universidade La Salle – UNILASALLE; Pós-Graduação em Mediação da Aprendizagem, pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná – CDCP em parceria com a Faculdade SION. É Pós-Graduado em Supervisão Educacional, pela Universidade La Salle – UNILASALLE e Graduado em Pedagogia com ênfase na Educação na Empresa, pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINOS.

  • palestrante-1629/03/2016Claiton CostaClaiton Costa

    Claiton Costa é gestor da Gerência de Desenvolvimento Educacional do Departamento Regional do SENAI do Rio Grande do Sul, onde atua na gestão de Capacitações Metodológicas para Docentes, Técnicos, Coordenadores, Supervisores, Orientadores Educacionais e Pedagógicos; tem experiência no desenvolvimento e docência em programas de capacitação em diferentes Departamentos Regionais e a serviço do Departamento Nacional do SENAI. Atua na gestão do desenvolvimento, implantação e acompanhamento de Educação a Distância – EAD e Tecnologias Educacionais (Simuladores Educacionais, Recursos Didáticos Multimídia e Material Didático); da mobilidade de Unidades Móveis e de Projetos Estratégicos de Desenvolvimento Educacional. Claiton tem MBA Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnologia SENAI; Pós-Graduação em Intervenção Cognitiva e Mediação da Aprendizagem pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná e Universidade Sion; Pós-Graduação em Educação de Adultos pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos; Pós-Graduação em Gestão da Qualidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Licenciatura Plena em Mecânica.

  • palestrante-1523/03/2016Michael AxmannMichael Axmann

    Michael Axmann is an economist, trainer and trainer of trainers with more than 30 years of experience working with students, teachers, trainers, governments, trade unions and employers’ organisations as well as with donors.
    He has extensive experience in vocational teacher training at different levels (national, regional and school levels), and knowledge about institutional building in the domain of quality of TVET delivery, in particular in quality apprenticeship design.
    Michael has a proven record of working to design, develop and implement vocational education systems that are based on sound labour market data, meet national priorities and are sustainable and employment-driven and manageable with national resources. He has done state of the art TVET planning and he has extensive experience in preparing for and evaluating of institutional capacity building in TVET.
    Michael has published on labour market analysis, setting up employment-driven apprenticeship programs based on demand and needs assessment, and he has been involved in TVET curriculum development, teacher training, programme and project identification. Furthermore, he has managed international projects and has worked in more than 30 countries.
    He has been with the Skills and Employability Branch of the ILO in Geneva, Switzerland since April 2010.

  • palestrante-1321/03/2016Luiz Antonio Cruz CarusoLuiz Antonio Cruz Caruso

    Formado em Economia, é Doutor em Ciências, em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, pela UFRJ; Mestrado em Economia Industrial e da Tecnologia, fez cursos de especialização em Educação e Economia do Trabalho. Ocupa atualmente o cargo de Gerente Executivo da Unidade de Estudos e Prospectiva, da CNI.

    Tem fluência em Inglês, comunica-se em Espanhol e tem conhecimentos em Italiano. Possui 40 anos de experiência profissional, tendo atuado na iniciativa privada e, no SENAI, nas áreas de pesquisa, planejamento e avaliação.

  • palestrante-1215/03/2016Fernando VargasPainel 6 - Experiências Metodológicas de Formação Profissional - e Minicurso 6

    Colombiano, Administrador de Empresas con un Postgrado en Evaluación Económica y Social de Proyectos y un diploma en Gerencia. Inició su experiencia profesional en el ámbito de la formación para el trabajo  por cerca de 19 años en el Servicio Nacional de Aprendizaje SENA de Colombia. Actualmente es Especialista Senior del Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en Formación Profesional -OIT/Cinterfor-,  en el ámbito de la Educación Profesional, experto en los temas de formación y certificación de competencias laborales.

    Desde 1997 año en que se vinculó a Cinterfor, ha brindado servicios de consultoría y asistencia técnica en la mayoría de países de  América Latina y el Caribe en la modernización de los servicios de Formación Profesional, políticas públicas de formación, implementación de la formación y certificación por competencias y sistemas  de calidad en la formación.

    Ha sido también consultor de la Organización de Estados Iberoamericanos, el Banco Mundial y Banco Interamericano de Desarrollo en el diseño y evaluación de proyectos de formación y capacitación laboral.

  • palestrante-1114/03/2016Hugo Armando Cerón MolinaPalestra Matinal 2

    Hugo Armando Cerón Molina é gerente da unidade de Cascavel e Foz do Iguaçu, Engenheiro na área de eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológico do Paraná, Diplomado pela ADESG no I ciclo de estudos e politica estratégica, Especialista em Educação Profissional com licenciatura pela UFPR, pós graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontífice Universidade Católica do Paraná, Pós graduado em Gestão Estratégica da Tecnologia e Inovação pela UTFPR, MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade Senai de Tecnologia SC, Auditor Leader Assessor em sistema de gestão da qualidade da norma NBR ISO9001, Educador, consultor e perito em projetos internacionais.

  • palestrante-1010/03/2016Marília de SouzaMinicurso 2 - Antecipação de demandas de formação profissional com base em prospectiva tecnológica + Case Setores Portadores de Futuro

    Graduada em Desenho Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho de Minas Gerais, possui mestrado em Sciences de l´Homme et Technologie e doutorado em Sciences Mécaniques pour l´Ingénieur, ambos pela Université de Technologie de Compiègne, UTC, França.

    Atualmente ocupa a função de Gerente dos Observatórios Sesi/Senai/IEL do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

    Nos Observatórios Sesi/Senai/IEL, a Dra. Marilia de Souza conduz uma equipe de mais de 60 pesquisadores e coordena um amplo portfólio de projetos de prospectiva em temas relevantes e estratégicos para o desenvolvimento industrial sustentável do Estado do Paraná.

    Atua no Grupo de Pesquisa Prospecção de Tecnologia e Desenvolvimento Tecnológico Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

    Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9611411291018231

    Link para o site dos Observatórios SESI/SENAI/IEL-PR: www.fiepr.org.br/observatorios

     

  • palestrante-910/03/2016Sonia ParolinPalestra Matinal - Serviços Tecnológicos e Inovação em Instituições de Educação Profissional

    Gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação SENAI PR, que coordena a prestação de serviços em consultoria tecnológica, metrologia e projetos de inovação com indústrias dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação, em todo o estado do Paraná. É Mestre em Administração pela UFRGS e Doutora em Administração pela FEA/ USP, com pesquisa em estratégias de gestão de pessoas em organizações inovativas. Possui artigos e capítulos de livros publicados.

  • palestrante-803/03/2016Olga Strietska-IlinaPalestra Antecipando Necessidades de Qualificação

    Ms. Olga Strietska-Ilina has been working in the International Labour Office (ILO) in Geneva since 2008. She leads and coordinates work in the field of skills needs anticipation and matching in the Skills and Employability Branch of the Employment Policy Department, including the inter-agency collaboration on the tools for anticipating and matching skills and jobs. She supervises the programme Skills for Trade and Economic Diversification implemented in a dozen of countries worldwide. She has supervised the ILO work on the labour market impact of skills recognition in collaboration with the Labour Migration Branch.

    Ms Strietska was the main author of the research report “Skills for Green Jobs: A Global View” (2011) which covered 21 countries and which was implemented in collaboration with Cedefop. In 2010-11 she was also a lead person of a global research project on Occupational and Skill in Needs Renewable Energy and in Green Building and on Methods of Skill Needs Identification for the Low-Carbon Economy, which covered more than 30 countries globally and was implemented by the ILO in cooperation with the European Commission (EC). In 2009-10 Ms Strietska represented the ILO in the High-Level Expert Group to advise the European Commission on the policy initiative New Skills for New Jobs.

    Before joining the ILO, Ms Strietska worked for 5 years as a Cedefop expert on forecasting skill need. Between 1996 and 2003 she was Head of the Czech National Observatory of Employment and Training in Prague. She started her career teaching at the Central European University, European Studies and International Relations Department.

    Ms Strietska holds Master degrees in Economic and Political Sciences from the University of Manchester, UK; Society and Politics from the Central European University – Prague College; and History (major in Social Anthropology) from the Moscow State University named after Lomonosov.

  • palestrante-702/03/2016Marcello José PioDocente Mediador do minicurso sobre Contribuições das Prospecções Tecnológicas e Perfis Profissionais do Futuro para a Educação Profissional

    Marcello José Pio possui graduação em Química Industrial - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (1990), mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA (2000 e 2004).
    Atua como Especialista em Desenvolvimento Industrial, responsável pelo Observatório Tecnológico e pelas ações de prospectiva (estudos de futuro) da Unidade de Estudos e Prospectiva (UNIEPRO)/CNI, desenvolvendo estudos de prospectiva tecnológica e organizacional, bem como indicadores tecnológicos e de inovação para setores industriais, estudos setoriais e tecnológicos, construção de cenários prospectivos e aplicação de ferramentas de prospectiva, em geral, para identificação dos impactos ocupacionais e educacionais para ações de atualização de formação profissional e demandas de serviços à indústria brasileira.
    Atuou como professor do Centro Universitário Euro-Americano, ministrando disciplinas que química básica e bioquímica nos cursos de Farmácia, Nutrição, Conservação e Restauro de Bens Culturais e Design de Moda.
    Tem experiência nas áreas de Química e  Engenharia Química, com ênfase em Gestão e Inovação Tecnológica e Estudos Prospectivos, atuando principalmente nos seguintes temas: prospectiva, monitoramento e indicadores tecnológicos, inovação, prospectiva organizacional, cenários, educação profissional e mudanças ocupacionais.

  • palestrante-602/03/2016Dionisio PariseDocente Mediador do minicurso sobre Gestão de Instituição de Educação Profissional

    Dionisio João Parise é Gerente de Alianças Estratégicas do SENAI Departamento Regional do Paraná, atua naprospecção, efetivação e gestão de parcerias estratégicas nacionais e internacionais para a promoção de transferências de Tecnologias em Educação Profissional e Tecnológica, Serviços Tecnológicos e Inovação. Dionisio é especialista em Educação Profissional com base em Competências. Experiência em implantação de Centros de Formação Profissional, Coordenação de reuniões dos comitês técnicos setoriais para elaboração de perfis profissionais e planos de cursos de Formação Profissional com Base em Competência. Consultor em Gestão de Centros de Formação Profissional, com atuação em diversos países, tais como Cabo Verde, Argentina, Moçambique. Dionisio tem MBA em Gestão de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, Graduado em Engenharia Mecânica, Mestrado em Engenharia Florestal, Pós Graduação em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.

  • palestrante-501/03/2016Gustavo RosaDocente Mediador do minicurso sobre Desenvolvimento de Projetos da Cooperação Sul-Sul

    Gustavo Rosa é especialista Sênior em Relações Internacionais do SENAI com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento da Cooperação Técnica Internacional Sul-Sul. Atuou na formulação e desenvolvimento, entre vários projetos, de 8 Centros de Formação Profissional do SENAI no exterior em países da América Latina, Caribe, África e Ásia. 

  • palestrante-429/02/2016David Ron SassonDocente Mediador - Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Profissional

    David Ron Sasson (Israel) is an educational consultant and trainer in Cognitive Education with an international reputation. A close collaborator of Prof. Reuven Feuerstein for more than two decades and former director of the annual training workshops of the International Centre for the Enhancement of Learning Potential, The Feuerstein Institute, in Jerusalem, he currently lectures and trains in the fields of Cognitive Intervention, Dynamic Assessment and Mediated Learning in many countries around the world, comunicating in six different languages.He holds a Masters Diploma from the Université Lumière Lyon 2, Sciences de l'Éducation, in France.
    In recent years David Ron Sasson has devoted his work to the construction of contents and the development of practical tools for a Mediating Management and Leadership style with the purpose of raising educational institutions and industrial organisations management standards and effectiveness. He is the founder and director of the INsights Reflective Thinking Systems in Tel Aviv, Israel.

  • palestrante-329/02/2016Marcia MacionkDocente Mediadora do minicurso Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Profissional

    Marcia Macionk é Diretora do CDCP - Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná; Consultora na área de Gestão da Aprendizagem, atua desde 2005 na coordenação do programa de Pós-graduação em Aprendizagem Mediada e Intervenção Cognitiva.
    Dentre suas experiências profissionais na área da Educação destaca-se sua atuação em anos recentes na formação de docentes e gestores da Educação Profissional em vários estados brasileiros.
    Participou em conjunto com o Prof. David Sasson no projeto de capacitação em Aprendizagem Mediada para docentes do Departamento Nacional do SENAI.
    Marcia Macionk é graduada em Pedagogia, Mestre em Paz, Conflitos e Democracia e aluna do Programa de Doutorado da Universidade de Granada, na Espanha.

     

  • palestrante-229/02/2016Filipe M. CassapoPalestra sobre Serviços Tecnológicos e Inovação em Instituições de Educação Profissional

    Filipe M. Cassapo é Gerente Executivo do SENAI C2i - Centro Internacional de Inovação do Senai Paraná, unidade do Sistema Federação das Indústrias, voltada à aceleração do desenvolvimento dos empreendimentos inovadores, em todos os seus estágios. Filipe é também Diretor da Faculdade Senai Curitiba, e Diretor na ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.Atuou como Líder do Processo de Gestão do Conhecimento da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade. Foi Gerente de Gestão do Conhecimento da Votorantim Industrial, onde implantou processos de Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação; e Gerente de Tecnologia da Informação na Siemens, onde foi responsável pelo tema Gestão do Conhecimento e da Informação para a Região MERCOSUL, e representante da Região no Escritório Corporativo de Gestão do Conhecimento (CKM – Corporate Knowledge Management) da Matriz. Filipe M. Cassapo, graduado em Engenharia da Computação pela Université de Technologie de Compiègne (UTC, França, 2000), possui uma especialização em Ciências Cognitivas e Epistemologia (UTC, França, 2000) e é Mestre em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2004). 

  • palestrante-108/02/2016Jorge Luiz JaconPalestrante e Docente Mediador do minicurso sobre Gestão de Instituições de Educação Profissional

    Jorge Luiz Jacon é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná e Pós-graduado como Especialista em Gestão Empresarial. Trabalhou mais de 10 anos como professor e consultor de empresas nas áreas de Relações Humanas no Trabalho, Motivação e Liderança. Atuou, durante 20 anos, como Gerente de Centros de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI. Atualmente é Gerente de Operações do SENAI – Paraná.

  • 04/02/2016Banner Principal

  • 04/02/2016O Evento

    INSCRIÇÕES ENCERRADAS

    Quais rumos a educação profissional seguirá? Como os países têm superado os obstáculos, considerando distintas realidades? Essas indagações remetem à forma como sociedades e economias dinâmicas tratam de questões culturais e de desafios na formação e na capacitação profissional. Tais desafios envolvem fatores transversais - incluindo a gestão das instituições e do processo de ensino e aprendizagem, a orientação profissional, a formação de formadores, as grades curriculares e os processos de avaliação - e vínculos muito próximos entre a educação e o mercado de trabalho.

    Considerando estas questões e perspectivas relacionadas à educação profissional, a Conferência Internacional de Educação Profissional 2016 propiciará uma oportunidade única de aprendizado e intercâmbio de experiências envolvendo diversas instituições que atuam nas grandes áreas temáticas de:

    - Educação Profissional, Competitividade e Inovação;

    - Educação Profissional para o Desenvolvimento Social;

    - Gestão Estratégica e Operacional de Instituições de Educação Profissional;

    - Metodologias de Formação Profissional.

    A modernização do treinamento para se adaptar a essas demandas vertiginosas requer um forte apoio na formação dos seus gestores, docentes e equipe técnica. Buscando dar este apoio, e tendo como referência a experiência positiva da Academia de Desenvolvimento de Competências de Turim (CIF/OIT), esta conferência é realizada.

    Ela é composta por uma etapa de abordagem mais geral (Estratégias, Desafios e Oportunidades na Educação Profissional) e por outra de capacitação (Escola Internacional de Educação Profissional).

    A Conferência Internacional de Educação Profissional 2016 é organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI (Curitiba, Brasil) com o apoio técnico do Centro Internacional de Formação – CIF/OIT (Turim, Itália), o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional – OIT/CINTERFOR (Montevideo, Uruguai) e SENAI Departamento Nacional (Brasília -Brasil).

    Sejam bem-vindas e bem-vindos a participar!

    Baixe aqui informações técnicas do evento

Palestrantes

Todos

Programação

Todos
  • Faça o Download da programação

  • 04/08-Painel 1: Educação Profissional, Competitividade e Inovação

    • 04/03/2016Painel 1: Educação Profissional, Competitividade e Inovação

      O cenário da Educação Profissional mudou muito nos últimos anos e cada vez se reconhece mais a influência e relação com o novo ambiente de desenvolvimento econômico e social.

      Este painel será composto por especialistas, pesquisadores e representantes de renomadas instituições de Educação Profissional que promoverão um dialogo sobre: contextualização da educação profissional no cenário mundial e regional; políticas públicas de formação e geração de emprego com foco no papel marcante da Educação Profissional e a sua relação com as políticas de desenvolvimento produtivo (articulação da comunidade, indústria e parceiros sociais); o apoio a diversificação produtiva; os desafios das instituições de educação para real inserção no contexto do desenvolvimento econômico e social e as experiencias regionais e mundiais neste tema.

      Painel 1: CERIMONIA DE ABERTURA (Educação Profissional, Competitividade e Inovação)

      Horário:              9:00am – 10:30am
      Duração             1hr30
      Mediador:          Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) - Edson Campagnolo
      Palestrante 1     Representante do SESI e SENAI – Departamento Nacional   
      Palestrante 2     Representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a América Latina e Caribe
      Palestrante 3     Pesquisadora Especialista da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Genebra – Irmgard Nubler
      Palestrante 4      Diretor Regional da OIT para a América Latina e Caribe  – José Manuel Salazar-Xirinachs

  • 04/08-Painel 2: Profissões para o século XXI

    • 04/03/2016Painel 2: Profissões para o século XXI

      Este painel será composto por especialistas de empresas e representantes de instituições que têm uma atuação de destaque em temas relacionados às perspectivas profissionais para o futuro que irão dialogar abordando temas como: necessidade de fechar lacunas de habilidades; desafios para incrementar o acesso dos jovens à formação; adequação da formação para que favoreça a diversificação produtiva e o acesso ao trabalho; melhorias na articulação da educação e da formação na linha da educação ao longo da vida; avaliações de impacto para tomada de decisões e melhorias continuas na educação; antecipação das demandas de formação; novas tendências educacionais e as melhores práticas de desenvolvimento de competências; principais desafios e a busca por oportunidades para a Educação Profissional; modernização para se adaptar as demandas.

      PAINEL 2: Profissões para o século XXI: Desafios e Oportunidades  

      Horário:               11:00am – 1:00pm
      Duração               2hr
      Mediador             Gerente de Executivo da UNIEP – Unidade de Educação Profissional do SENAI Departamento Nacional - Felipe Morgado
      Palestrante 1     Global Education Futures– Pavel Luksha 
      Palestrante 2     SENAI-PR - Marilia de Souza – Gerente Observatórios Sistema FIEP
      Palestrante 3     Festo Brasil Ltda - Victor Teles - Gerente Didactic
      Palestrante 4     Ministério da Educação da Alemanha– Hartmut Mattes

  • 04/08-Painel 3: Desenvolvimento de Projetos em Educação Profissional com Agências de Cooperação

    • 06/03/2016Painel 3: Desenvolvimento de Projetos em Educação Profissional com Agências de Cooperação

      O presente painel contará com a participação de representantes de renomadas agências de cooperação nacionais e internacionais com atuação na área de Educação Profissional que dialogarão principalmente sobre: apresentação e oportunidades de desenvolvimento de projetos de cooperação na área de Educação Profissional; definição de objetivos e avaliação de resultados de cooperações nacionais e internacionais; principais exigências para implantação de projetos de cooperação; perspectivas futuras para parcerias entre instituições de educação e agências de cooperação; atuação da Cooperação Sul-Sul entre as instituições; manutenção e fortalecimento de alianças estratégicas entre instituições de educação profissional e agências de cooperação.

      PAINEL 3 : Projetos de Cooperação - Oportunidades e Desafios
      Horário:  
                  2:00pm – 3:30pm
      Duração              1hr30
      Mediador           EPAP - Employment Policy and Analysis Programme(CIF/OIT) - Alexis Hoyaux Senior - Programme Officer
      Palestrante 1     Agência de DesenvolvimentoLuxDevelopment – Luxemburgo – François Bary  
      Palestrante 2     Ryuichi Nasu - JICA Brasil
      Palestrante 3     Relações InternacionaisSESI - SENAI- IEL - Frederico Lamego de Teixeira Soares – Gerente Executivo
      Palestrante 4     Representante da Agencia Brasileira de Cooperação (ABC)
      Palestrante 5     Representante da União Europeia
      Palestrante 6     Enrique Deibe do Cinterfor
       


       

       

       

  • 05/08-Painel 4: Gestão da Formação de Formadores

    • 06/03/2016Painel 4: Gestão da Formação de Formadores

      É um fato que a qualidade e relevância da educação está muito relacionada a quantidade e qualidade dos formadores. Diante das novas tendências na aprendizagem e mudanças nos ambientes e materiais utilizados, as instituições precisam de dispositivos e programas que lhes permitam manter um grupo qualificado de formadores.

      Este painel é formado por vários especialistas e representantes de instituições de Educação Profissional renomadas no Brasil e em outros países da região que dialogarão sobre as novas tendências nos programas de formação de formadores; sua formação e atualização. Inclui práticas de gestão, recrutamento e desenvolvimento da carreira; seu papel como motivadores para o desenvolvimento de competências e a motivação para gerir o conhecimento e os meios de ensino da aprendizagem.

      PAINEL 4 : Gestão da Formação de formadores    
      Horário: 
                   9:00am – 10:30am
      Duração             1hr30
      Mediador           SENAI Departamento Regional do Rio Grande do Sul- Claiton Costa – Gerente de Desenvolvimento Educacional
      Palestrante 1     Universidade Corporativa SESI e SENAI - Marcio Guerra Amorim - Gerente Executivo
      Palestrante 2     Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA) - Colômbia – Alfonso Prada Gil
      Palestrante 3    Instituto Técnico de Capacitação e Produtividade (INTECAP) - Guatemala – Jorge Gallardo 

  • 05/08-Painel 5: Gestão Estratégica e Operacional de Instituições de Educação Profissional

    • 06/03/2016Painel 5: Gestão Estratégica e Operacional de Instituições de Educação Profissional

      Após várias décadas de presença e coordenação com a demanda, as instituições de educação formação enfrentam desafios para manter uma visão estratégica em consonância com um futuro de transformações rápidas e uma gestão operacional que lhes permita reagir com agilidade e eficiência.

      Este painel convocou representantes e especialistas de instituições de educação com experiências inovadoras na gestão estratégica e operacional. O diálogo permitirá aos participantes adquirir conhecimentos sobre: alianças estratégicas das instituições de formação com o setor produtivo; parcerias público-privadas e articulação com parceiros aos níveis nacional, setoriais ou locais; operacionalização de centros e unidades operacionais; desenvolvimento de serviços tecnológicos e inovação.

      PAINEL 5 : Gestão Estratégica e Operacional de Instituições de Educação Profissional
      Horário               11:00am – 1:00pm
      Duração               2hr
      Mediador           SENAI Departamento Regional do Paraná - Marco Antonio Areias Secco - Diretor Regional
      Palestrante 1     SENAI Departamento Nacional – Marcelo Prim - Gerente Executivo de Inovação e Tecnologia
      Palestrante 2     Representante do ISOFORP – El Salvador
      Palestrante 3     Representante do Serviço Nacional de Ensino e Trabalho Industrial (SENATI) – Peru
      Palestrante 4     Representante da Human Employment and Resource Training (HEART-NTA) – Jamaica
      Palestrante 5     Representante do Instituto Nacional de Aprendizagem (INA) - Costa Rica 

  • 05/08-Painel 6: Experiências Metodológicas de Formação Profissional

    • 06/03/2016Painel 6: Experiências Metodológicas de Formação Profissional

      Junto com as mudanças na demanda, a tecnologia educacional pertinente as instituições de educação deve se adaptar progressivamente aos novas exigências, inovando na forma como as necessidades são detectadas, como as respostas são estruturadas, executadas e avaliadas.

      Neste painel, vários diretores e especialistas de instituições nacionais e internacionais apresentarão um diálogo que inclui orientações e experiências sobre temas que abrangerão a identificação e antecipação de demandas; a elaboração de perfis profissionais; o desenvolvimento de competências profissionais; o desenho curricular e as estratégias de aprendizagem; a aprendizagem mediada; bem como as tendências no uso de tecnologias para a educação e formação flexível.

                      

      PAINEL 6 : Experiências Metodológicas de Formação Profissional
      Horário      
             2:00pm – 3:30pm
      Duração            1hr30
      Mediador           Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en la Formación Profesional (CINTERFOR) - Fernando Vargas (OIT/Cinterfor)
      Palestrante 1     SENAI Departamento Regional de São Paulo - Eliana Soler – Departamento Educação
      Palestrante 2     Lego Makers - Nicole Favero Capalbo -  Orientadora Educacional ZOOM Education for Life.
      Palestrante 3     Representante da Câmera de Ulm – Alemanha

       

  • Palestras Matinais

    • 07/03/2016Palestras Matinais

      As palestras apresentarão diariamente um tema central relacionado com os objetivos do programa. Elas terão duração de 90 minutos e abordarão um tópico relevante e abrangente objetivando criar um nível homogêneo de conhecimentos e compreensão entre todos os participantes.

      08/08 - 09h - Palestra Matinal 1: Aprendizagem de Qualidade

      09/08 - 09h - Palestra Matinal 2: Antecipando as Necessidades de Qualificação

      10/08 - 09h - Palestra Matinal 3: Desafios e Competências para a Educação do Futuro

      11/08 - 09h - Palestra Matinal 4: Gestão de Instituições de Educação Profissional

      12/08 - 09h - Palestra Matinal 5: Serviços Tecnológicos e Inovação em Instituições de Educação Profissional

      12/08 - 11h - Palestra Especial: Liderança - Eugenio Mussak

  • Minicursos Temáticos

    • 07/03/2016Minicursos Temáticos

      Os participantes poderão escolher entre minicursos temáticos de capacitação, que tratarão sobre distintos temas no âmbito da Educação Profissional. Serão utilizadas metodologias interativas e dinâmicas que abrangem, entre outros, trabalhos em grupo e exercícios individuais.

      Minicurso 1: Perspectivas para Empregos Verdes

      Minicurso 2: Antecipação de demandas de formação profissional com base em prospectiva tecnológica

      Minicurso 3: Docente Mediador - Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Profissional

      Minicurso 4: Características da Aprendizagem de Qualidade

      Minicurso 5: Gestão de Instituições de Educação Profissional

      Minicurso 6: Programas de Formação de Formadores

      Minicurso 7: Desenvolvimento de Projetos da Cooperação Sul-Sul

      Minicurso 8: EAD na Educação Profissional

      Minicurso 9: Elaboração de Mapas Funcionais

      MINICURSOS: Orientações para Inscrição e Conteúdo

  • Sessões de Disseminação de Boas Práticas

    • 07/03/2016Sessões de Disseminação de Boas Práticas

      Estas sessões serão dedicadas à apresentação e disseminação de práticas inspiradoras e inovadoras no domínio do desenvolvimento de competências pelos próprios participantes da Conferência. Todos os participantes estão convidados a apresentar experiências, práticas ou soluções inovadoras relevantes no âmbito da Educação Profissional.

      Representantes das instituições que compõe o Sistema S no Paraná, incluindo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)/Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT)/ Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)/Serviço Social da Indústria (SESI), serão especialmente convidados para realizar as apresentações e disseminar boas práticas implantadas nas respectivas instituições.

      Outras instituições participantes estão convidadas a apresentar experiências, práticas ou soluções inovadoras relevantes no âmbito da Educação Profissional.

  • Visitas Técnicas as Unidades do SENAI Paraná

    • 08/03/2016Visitas Técnicas as Unidades do SENAI Paraná

      As visitas técnicas propiciarão aos participantes a oportunidade de conhecer in loco as Unidades Operacionais do SENAI PR.

  • Exposição de Recursos Didáticos do SENAI Paraná

    • 08/03/2016Exposição de Recursos Didáticos do SENAI Paraná

      O SENAI PR demonstrará alguns dos recursos didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem.

  • HOME
  • >
  • Conferência Internacional
  • 04/02/2016INSCRIÇÕES

    O investimento necessário para a participação se divide em duas opções:

    1) Conferência Internacional de Educação Profissional 2016: US$ 1.200 dólares no período de 04 a 12 de agosto de 2016.  Este valor inclui a participação nas 1ª e 2ª etapas, além das despesas de hospedagem (período de 03 a 13 de agosto), alimentação e deslocamento diário do hotel (exceto sábados e domingo), materiais para o curso e seguro de saúde básico. Para os participantes residentes em Curitiba, o valor do investimento sem hospedagem é de US$ 800 dólares.

    2) Diálogos com Especialistas e Consultores Nacionais e Internacionais: Estratégias, Desafios e Oportunidades na Educação Profissional: O custo para  participação apenas nos diálogos com especialistas e consultores (1ª etapa) é de US$ 500 dólares no período de 04 e 05 de agosto de 2016. Este valor inclui a participação na 1ª etapa, além das despesas de hospedagem, (período de 03 a 06 de agosto), alimentação e deslocamento diário do hotel (exceto sábado e domingo), materiais para o curso e seguro de saúde básico. Para residentes em Curitiba, o valor do investimento sem hospedagem é de US$ 400 dólares.

    Prazos:
    Pré-inscrição online até: 13 de maio de 2016 - Inscrições encerradas
    Confirmação da inscrição (pagamento do investimento) até: 30 de junho de 2016.

    Importante: A reserva e a aquisição das passagens terrestres ou aéreas “local de origem - Curitiba - local de origem” serão de responsabilidade  dos participantes. Atividades ofertadas nos dias 06 e 07 de agosto de 2016 (fim de semana) não estão incluídos e serão pagos a parte com a operadora de turismo sugerida.

    Para fazer sua inscrição, preencha e envie o formulário abaixo:

     

  • 03/02/2016LOCAL | CONTATO

    CENTRO SENAI DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Campus da Indústria

    Av. Comendador Franco, 1341 - 80215-090, Jardim Botânico, Curitiba - PR.

    Veja como chegar

    CONTATO

    Para tirar dúvidas ou obter mais informações:

    Preencha o formulário

    Ou envie um e-mail a conferencia.internacional@pr.senai.br

  • 04/03/2016SOBRE O SENAI

    Criado em 22 de janeiro de 1942, pelo decreto-lei 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - surgiu para atender a uma necessidade premente: a formação de profissionais qualificados para a incipiente indústria de base. Já na ocasião, estava claro que sem educação profissional não haveria desenvolvimento industrial para o País.

    É uma entidade de direito privado organizado pelo empresariado industrial, através da CNI - Confederação Nacional da Indústria e pelas federações de indústrias nos estados.

    No Paraná, instalou-se em 12 de março de 1943 e é uma entidade do Sistema Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Desde sua criação, vem contribuindo com o crescimento da indústria e da comunidade paranaense.

    O Senai Departamento Regional do Paraná possui mais de 50 unidades distribuídas pelo Paraná e mantém Institutos de Tecnologia nas mais diversas áreas de atuação industrial, além do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o primeiro do país.

    A educação é um dos pilares do Senai, que oferece cursos de iniciação profissional, aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento profissional, cursos técnicos, graduação tecnológica e pós-graduação. A instituição também oferta cursos a distância e in company, atendendo às necessidades específicas dos alunos e da indústria.

    Oferece também soluções técnicas e tecnológicas e presta serviços de consultoria, ensaios laboratoriais industriais e apoio tecnológico. A instituição possui a maior rede privada de laboratórios integrados do país e dá apoio para o desenvolvimento da inovação em cooperação com a indústria.

  • 04/03/2016Vídeo

Fotos

Todos
  • 01/06/2016foto lab_2

  • 01/06/2016foto lab_1

  • 06/03/2016foto 7

  • 06/03/2016foto 3

  • 06/03/2016foto 6

  • 06/03/2016foto 4

  • 04/03/2016foto 1

  • 07/03/2016foto 10

  • 06/03/2016foto 8

  • 06/03/2016foto 5

  • 07/03/2016foto 11

  • 06/03/2016foto 2

  • 07/03/2016foto 9

  • 03/02/2016TURISMO NA REGIÃO

    Nos dias 06 e 07 de agosto de 2016 (fim de semana) haverá a possibilidade de participar de passeios e atividades turísticas. Uma operadora de turismo disponibilizará opções de passeio e pacotes de viagem para diversos locais e atrações turísticas. Os participantes interessados deverão entrar diretamente em contato com a operadora de turismo Serra Verde Express para verificar as opções de atividades, horários de saída e retorno e forma de pagamento.

    Veja as opções de pacote

    Contato: Patricia Will

    Telefone: + 55 41 3888 3488 ou + 55 41 3888 3457
    E-mail: patriciaw@serraverdeexpress.com.br

  • 04/02/2016O QUE FAZER?

    #01 | Passear na Feirinha do Largo da Ordem
    #02 | Tirar umas fotos no Jardim Botânico (próximo ao evento)
    #03 | Tomar uma café na Rua 24 horas
    #04 | Conhecer o Bosque do Papa
    #05 | Apreciar o Museu do Olho
    #06 | Se deslumbrar na Torre Panorâmica

    Conheça a cidade (vídeo)

Fotos

Todos
  • 06/03/2016Torre Panorâmica

  • 06/03/2016Opera de Arame

  • 06/03/2016Parque Tanguá

  • 06/03/2016Praça do Japão

  • 04/03/2016Jardim Botanico

APOIADORES:

Todos