Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/10/2016 - Atualizado em 30/11/2016

Palestrantes

Confira quem são os palestrantes e os mini currículos dos profissionais
       

EWALD STIRNER

Ministério da Economia, Trabalho e Habitação de Baden-Württemberg

Ewald Stirner é Assessor para Assuntos da América Latina no Ministério da Economia, Trabalho e Habitação de Baden-Württemberg. Lá ele é responsável pelas áreas de comércio exterior e marketing local. Ele desenvolve estratégias e conceitos para atender o mercado latino-americano. Nesse contexto o Brasil desempenha um papel muito importante. Regularmente ele organiza e acompanha delegações econômicas para o Brasil. Ele mantem contato com empresas na Alemanha e no Brasil e organiza projetos internacionais.

   

 

 

 

MARLENE GOTTWALD

Ferdinand-Steinbeis-Institut der Steinbeis-Stiftung

Dra. Marlene Gottwald fez doutorado de Ciência Politica na Universidade  Edinburgh e na Universidade Köln. Como colaboradora cientifica em diversos grupos de reflexão e universidades da Europa, ela atua na pesquisa e no  ensino de Politica Externa Europeia e Relações Internacionais. Desde Novembro de 2014 ela é Gerente de Projeto para Transferência de Tecnologia e Conhecimento  competitivo e cooperações com Universidades na empresa Steinbeis GmbH & Co. KG para Transferência de Tecnologia. Desde Setembro de 2016 ela também coordena o projeto para Internet Industrial e dirige a área de pesquisa Digitalização e Sociedade no Instituto Ferdinand-Steinbeis.

   

 

 

JEFFERSON DE OLIVEIRA GOMES

Diretor Regional do Senai Santa Catarina e Professor da Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1995) e doutorado pela UFSC em cooperação com a RWTH-Aachen - Alemanha (2001). Desde janeiro de 2004 atua como professor da Divisão de Engenharia Mecânica-Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. É também Coordenador do Centro de Competência em Manufatura (CCM-ITA). Orienta pesquisas na pós-graduação (doutorado e mestrado) e na graduação, sendo pesquisador bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Tem experiência industrial e acadêmica na área de Engenharia Mecânica e Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de desempenho de processos de fabricação, análise de desempenho organizacional e tecnológico de plantas industriais, auxílio à tomada de decisões industriais, sustentabilidade em processos de fabricação e gestão da inovação. Entre agosto de 2011 e dezembro de 2014 atuou como Gerente Executivo do Departamento Nacional do SENAI para Tecnologia e Inovação. Desde fevereiro de 2015 é também Diretor Regional do SENAI do Estado de Santa Catarina. Consultor Unesco para o grupo de trabalho sobre Manufatura Avançada – MDIC / MCTI / CNI / ANPEI.  

 

 

   

 MAREN RÖHM

 Fraunhofer-Institut für Produktionstechnik und Automatisierung (IPA)

 Maren Röhm é colaboradora cientifica do Instituto Fraunhofer IPA. Lá ela coordena na área de Organização de Produção interligada em rede o novo posicionamento da Plataforma de Tecnologia ManuFUTURE-DE. promovida pelo Ministério Federal de Pesquisa e Formação. Nesse contexto ela desenvolve conceitos de trabalho e bases de discussão afim de captar temas prioritários de pesquisa juntamente com  representantes da ciência e da indústria visando a produção em 2030. Nesse sentido a inclusão da tecnologia digital na produção desempenha um papel importante.

 

   

MARCELO FROES

 Bosch Rexroth

“Chefe de Vendas e Service Factory Automation da Bosch Rexroth Brasil. Engenheiro Eletricista pela USF/SP, Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.

Responsável pela gestão de processos comerciais/estratégicos em Automação Fabril para o Brasil e pela implantação de RCC (Regional Competence Center) para Service Automação Fabril na América do Sul. Atuação de 22 anos no mercado de Automação de Manufatura,  atendendo à indústria automotiva, Tier1, OEM, distribuidores/integradores e end-user.”

   

 

 RAINER WÜRSLIN

Universidade Esslingen, Faculdade de Mecatronica e Eletrotécnica

Prof. Würslin conta com uma experiência industrial de 11 anos em cargos de responsabilidade. Suas áreas técnicas principais estão na tecnologia elétrica de acionamento e Eletrônica de Potencia. Há 14 anos ele é Decano da Faculdade de Mecatrônica e Eletrotécnica. Ele faz parte da diretoria da Rede Estadual de Mecatrônica de BW, perito do Estado de BW para „Projetos Inovadores“ e membro da diretoria de uma empresa Steinbeis. No momento seu foco reside no aperfeiçoamento de conceitos de pesquisa nos temas Mobilidade Elétrica e Industria 4.0

 

 

   

VOLKER SCHIEK

Rede Estadual de Mecatrônica de Baden-Württemberg

O Engenheiro Volker Schiek conta com uma longa experiência prática como líder nas mais variadas áreas de competência, como desenvolvimento, construção, produção, garantia de qualidade, logística e TI. Todas essas áreas ele incorpora em sua atual atividade  como diretor da Rede Estadual de Mecatrônica BW, bem como na diretoria do Manufuture BW. Ele atua como consultor de tecnologia, gestor de inovação, principalmente no clássico setor das PMEs, bem como presta consultoria a empresas maiores, inclusive multinacionais. Mas seu alvo principal está na gradual inclusão de modernos sistemas digitais, disponibilização de dados e sua análise, bem como a integração em rede de competências de diferentes empresas em forma de cooperações. Além disso ele está envolvido na elaboração de temas interdisciplinares, como digitalização, tecnologias inteligentes, viver & morar na velhice, modelos de negócios também no âmbito da Industria 4.0 nas mais diversas instituições.

   

 

 PAULO VILLIGER THOMAZ ROSA

Festo Brasil Ltda

Consultor Aplicação Senior da Festo Brasil Ltda. Formação Acadêmica: Engenheiro Mecânico, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Responsável pela gestão de produtos nas áreas de automação da manufatura e de processos, energias renováveis e manutenção mecânica. A gestão contempla o conhecimento de toda parte técnica, responsabilidades no desenvolvimento de novos produtos e adequação de linhas importadas da Alemanha, análise técnica de editais, ministrar cursos e seminários, assessoria técnica e educacional às instituições de ensino (Universidades, Institutos Federais, Escolas Técnicas, Senai, etc.), para especificação de laboratórios, elaboração de ementas dos cursos técnicos e tecnológicos, desenvolvimento de treinamentos de produtos.

   

 

GUILHERME HENRIQUE KARIYA

Atlas Schindler

É engenheiro eletricista e atua como Supervisor de Infra-Estrutura, Cadeia de Suprimentos e Gestão de Custos na Atlas Schindler. Em seus 15 anos de experiência, passou por diversas atividades, sendo o responsável por projetos em inovação e tecnologia na manufatura de elevadores, escadas e esteiras rolantes. Graduado na UNESP, possui Pós-Gradução em Administração Industrial na UEL, Controladoria e Finanças na PUC-PR e MBA em Gestão Estratégica de Empresas na FGV.

   

 

WALEYD JAMAL SATI

Atlas Schindler

É engenheiro de materiais e atua como Supervisor de Industrialização na Atlas Schindler. Em seus 12 anos de experiência, liderou diversos projetos na área de manufatura. Na Atlas Schindler é responsável pela área de Industrialização e Desenvolvimento de Fornecedores. Técnico em Eletrônica pela UTFPR e Graduado na UEPG, possui Pós-Graduação em Administração Industrial na FAE, Gestão de Projetos nos EUA além de ser certificado em Black Belt e Lean Manufacturing.

   

 

RODRIGO RAFAEL DE MEDEIROS MARTINS

Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Graduado em Engenharia de Computação pela PUCPR e em Ciências Econômicas pela UFPR e pós-graduado em Gerenciamento e Planejamento Estratégico pela PUCPR.

Aos 24 anos fundou com seus sócios a Amazing Graphics do Brasil, produtora audiovisual, onde permanece até hoje. É conselheiro do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP). Em 2008 foi eleito presidente do Siapar, sendo reeleito em 2010.

Coordenou o Conselho de Política Industrial, Inovação e Design da Fiep na gestão 2011-2015. Integrou o Conselho Estadual de Cultura do Paraná de 2012 a 2014 e desde 2012 é membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia. Integra também os Conselhos da Fundação Araucária e da Fundação da Universidade Federal do Paraná.

   

 

FRANCIO S. L. B. SILVA

Petrobras

Coordenador de Automação na Refinaria Getúlio Vargas – Repar. Técnico em eletrônica e Instrumentação, Bacharel em Ciência da Computação pela FRB (BA) e pós-graduado em Automação Industrial pela UTFPR.

Possui 22 anos de experiência em Automação Industrial. Foi supervisor de manutenção em sistemas de automação, onde desenvolveu e implantou o Sistema de Gerenciamento de Ativos de Automação, que mais tarde foi sendo adotado nas refinarias da Petrobras.

Participou da implantação de Sistemas de Automação (SDCD, CLP, SIS e Instrumentação) em unidades em operação (Repar) e na implantação de novas unidades na Repar, Replan (Refinaria de Paulínia - SP) e RNEST (Refinaria de Suape - PE). É responsável pela disponibilidade dos ativos de automação da Repar. Atualmente também é responsável pelas ferramentas de otimização de processos e pela implantação de novos sistemas de automação da refinaria.

 

   

MAIKON FRÖHLICH

BECKHOFF  New Automation Technology

O Sr. Maikon é analista técnico sênior da Beckhoff desde outubro 2010, com formação técnica em Automação Industrial. Atualmente cursa Engenharia Elétrica com ênfase em eletrônica.

   

 

MARCOS GIORJIANI

BECKHOFF  New Automation Technology

Sr. Marcos Giorjiani, diretor da Beckhoff Brasil. Formado em Engenharia Eletrônica com MBA em Marketing.

Atua por mais de 25 anos no segmento de automação, exercendo as funções de Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento de hardware para controle, Engenheiro de Aplicações.

Desde 2005, dirige a filial Brasileira da empresa Alemã, Beckhoff Automation GmbH.

   

 

RAQUEL VALENÇA

Observatórios Sistema Fiep

Mestre em Organizações e Desenvolvimento, Especialista em Saúde da Família, Cientista Social, Fisioterapeuta e graduanda em Filosofia.  Desde 2007, integra a equipe dos Observatórios Sistema Fiep, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, liderando projetos de pesquisa e prospectiva em temas relevantes e estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Uma de suas linhas de pesquisa diz respeito ao estudo de perfis profissionais de futuro.

   

GIOVANA CHIMENTÃO PUNHAGUI

Sistema FIEP - Educação

Trabalha na área da educação básica há mais de 10 anos. Suas principais linhas de trabalho concentram-se em metodologias de ensino, educação bilíngue e inovação na educação. É especialista em Pedagogia Avançada e Ensino de línguas e Mestre em Educação na área de autorregulação da aprendizagem. Atua na Gerência Executiva de Educação do Sistema FIEP.

   

 

LILIAN DE FÁTIMA LUITZ

Sistema FIEP - Educação

trabalha na área de educação. É graduada em Pedagogia e especialista em: Psicopedagogia, Desenvolvimento Pessoal e Familiar, Biologia Cultural e Planejamento e Gerenciamento Estratégico. Atua no SESI há mais de 20 anos e atualmente é Gerente de Educação Básica do SESI Paraná.

   

 

VANESSA SORDA FRASON

Sistema FIEP - Educação

trabalha na área da educação profissional há mais de 15 anos. Suas principais linhas de trabalho concentram-se em metodologias de ensino para educação profissional, em especial a formação por competências, e itinerários de formação profissional. É especialista em Gestão Escolar. Atua na Gerência de Educação Profissional do Sistema FIEP.

   

 

JOÃO EDUARDO MALHEIROS PEREIRA

Sistema FIEP - Educação Superior e Talentos

Atua na Gerência Executiva de Educação Superior e Talentos do Sistema FIEP , com Especialização em Planejamento e Gestão de Negócios e MBA em Gestão Empresarial. Possui experiência em educação há mais de 10 anos com atuação dentro do Sistema em Educação Superior, Talentos e estágios, Inovação, e Educação Executiva e In Company.

   

 

EDERSON LUIS AMGARTEN

Sistema FIEP – Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação

Tecnólogo em automação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e especialista em automação e controles industriais e agro-industriais pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Biotecnologia pela Universidade Positivo de Curitiba, especialista em Metrologia e Machine Learning . Possui experiência em manutenção e automação de processos, além de eletricidade e eletrônica industrial, instrumentação e controle de processos. Atuou como técnico de automação industrial, supervisor de manutenção em empresas como Perfetti van Melle, Belsys Automação, Coca Cola e Avery Dennison do Brasil. No Senai Londrina desde maio de 2007 atua na área da automação, com atendimentos às consultorias e treinamentos. Foi gerente técnico do laboratório de Metrologia do SENAI Londrina até 2015. Desde 2016 atua como Especialista em Automação e Indústria 4.0 no Instituto Senai de Tecnologia (IST) de TIC em Londrina.

 

 

 

 

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR