Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




08/11/2011

MODELO DE CONTRATO APRENDIZAGEM

CONTRATO DE APRENDIZAGEM

(MODELO/2010)

 

Pelo presente instrumento, entre as partes, como EMPREGADOR, a empresa _________________________, inscrita no CNPJ/MF sob n° _______________ com sede na Rua ____________________________, neste ato, representada pelo seu responsável legal, doravante designada EMPREGADOR, e, como EMPREGADO, na qualidade de APRENDIZ, _________________, residente na Rua ____________________, portador da Carteira de Trabalho e Previdência Social n° _____________, série _______________, neste ato assistido (a) pelo seu responsável legal, Sr.(a) ____________________________________, doravante designado(a) EMPREGADO, têm justo e acertado o seguinte: 

CLÁUSULA PRIMEIRA: O EMPREGADOR admite em seus serviços o EMPREGADO, comprometendo-se a propiciar-lhe programa de aprendizagem, nas atividades de formação técnico-profissional, na ocupação de _________________________________. 

CLÁUSULA SEGUNDA: O presente Contrato de Aprendizagem vigorará de ___/___/___ até ___/___/___, correspondente à duração do programa de aprendizagem mencionado na cláusula primeira, não ultrapassando o limite dos 24 anos de idade do aprendiz, de acordo com o artigo 433 da CLT (ressalvada a hipótese prevista no §5º do artigo 428). 

Parágrafo único: o EMPREGADO deverá apresentar comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino médio, caso já tenha concluído o ensino fundamental, ressalvada a hipótese prevista no § 7º do artigo 428 da CLT, com a redação dada pela Lei Federal nº 11.788/2008. 

CLÁUSULA TERCEIRA: Ao EMPREGADO, salvo condições mais favoráveis, será garantido o salário mínimo hora, conforme § 2º do artigo 428 da CLT.[1] 

CLÁUSULA QUARTA: O EMPREGADOR obriga-se a registrar na Carteira de Trabalho e Previdência Social do EMPREGADO o presente Contrato de Aprendizagem, nos moldes do artigo 428, § 1º da CLT. 

CLÁUSULA QUINTA: A jornada de trabalho corresponderá a ___ (___) horas diárias, divididas em ___ (____) horas/aulas no SENAI e ___ (____) horas na empresa, já incluídas as atividades teóricas e/ou práticas, num total de ___ (_______) horas semanais. 

CLÁUSULA SEXTA: A aprendizagem do EMPREGADO será realizada na Unidade _______ do SENAI - Departamento Regional do Paraná, com sede na Rua ___________________________________. 

CLÁUSULA SÉTIMA: O EMPREGADO se compromete a exibir ao EMPREGADOR, quando solicitado, documento emitido pelo SENAI que comprove sua freqüência às aulas e registre seu aproveitamento escolar. 

CLÁUSULA OITAVA: O EMPREGADO perderá o salário dos dias em que, sem justificativa aceitável, deixar de comparecer ao SENAI ou ao estabelecimento do EMPREGADOR, nas atividades de formação por eles programadas.

CLÁUSULA NONA: As férias do EMPREGADO deverão coincidir com um dos períodos das férias escolares do ensino regular, em conformidade com o artigo 136, §2º da CLT, sendo vedado o fracionamento, nos termos do artigo 134, §2º da CLT. 

CLÁUSULA DÉCIMA: O EMPREGADO se obriga a:

a) participar das aulas e demais atividades escolares estabelecidas pelo SENAI em que estiver matriculado;

b) cumprir o Regimento Escolar do SENAI e disposições disciplinares;

c) obedecer às normas e aos regulamentos do estabelecimento do EMPREGADOR durante a fase de realização das atividades de formação técnico-profissional. 

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: O presente Contrato poderá ser rescindido, antecipadamente, nas seguintes hipóteses:

a) por desempenho insuficiente ou inaptidão do aprendiz;

b) por falta disciplinar grave;

c) pela ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo;

d) a pedido do aprendiz;

e) previstas nos artigos 482 e 483 da CLT;

f) desrespeito a qualquer das cláusulas expressas no presente Contrato. 

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA: As partes elegem o foro da Cidade de ____________ para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente Contrato. 

E, por se acharem justas e contratadas, as partes assinam o presente instrumento em 4 (quatro) vias de igual teor, na presença de duas testemunhas, abaixo nominadas. 

 

_______________, ____ de _________________ de _____________. 

 

_____________________________                              _____________________________

        EMPREGADOR                                                         EMPREGADO

 

                                                                        

 

______________________________                          ________________________________

            Entidade                                               Responsável legal do aprendiz

 

 

 

Testemunhas:

 

 

___________________________

Nome:

RG:

 

___________________________

Nome:
RG:

 

 



[1] Salário mínimo regional, conforme Lei Estadual nº 15.118, de 12 de março de 2006.

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR