A Vidya Tecnologia, startup incubada na Aceleradora Sistema Fiep, desenvolveu um sensor de monitoramento de corrosão para atmosferas controladas, com apoio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica. O sensor possibilita que as empresas tenham um controle maior da qualidade atmosférica em determinados ambientes, como instalações industriais. O CEO da Vidya, Otávio Carneiro Corrêa, explica que "a corrosão é um processo natural e que acontece em praticamente todos os ambientes, mas que pode e deve ser monitorada pela indústria para que possa ser contida". 

Por meio do sistema criado pela startup, um sensor monitora contaminantes atmosféricos corrosivos, calcula a taxa de corrosão e emite um sinal ao software, que interpreta e fornece as informações sobre a qualidade atmosférica do ambiente. Essa solução de automação digital permite identificar o nível de corrosão de forma ágil e tomar ações imediatas que impeçam ou minimizem prejuízos na empresa. "As formas de monitoramento de atmosfera atuais passam por um processo demorado de coleta de amostras e análise laboratorial. O nosso produto usa transmissão digital dos dados, que são analisados por parâmetros e padrões pré-estabelecidos, e o processo é feito em tempo real", analisa Otávio.

O projeto "Sensor de corrosão para atmosferas controladas - solução para inspeção e manutenção preditiva em sistemas de ar condicionado indústria" foi um dos selecionados pelo Edital de Inovação para a Indústria, que tem como objetivo financiar ideias de produtos, serviços e processos inovadores.

Para o Gerente de Inovação do Sistema Fiep, Filipe Cassapo, que é responsável pelo Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, o projeto é relevante tanto para o mercado nacional quanto para o mercado externo. "Projetos como este comprovam que a pesquisa aplicada e a inovação podem ser promovidas e implementadas por empresas de todos os portes. A corrosão é um problema para diversos setores industriais e a Vidya vem com uma solução inovadora, de alto impacto econômico", observa.

Entre as potenciais beneficiadas pelo sistema estão indústrias de papel e celulose, petróleo e derivados, data centers, mineradoras, siderúrgicas, empresas localizadas no litoral, empresas que atuam com arquivo e documentação, entre outras.

Equipes da Vidya e do Instituto Senai de Inovação que participaram do projeto.