Um espaço inovador, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e que transforma estudantes em pesquisadores ativos, colaborando para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de solucionar problemas reais. Assim é o espaço Renault Lab, inaugurado nesta semana na unidade CIC do Sistema Fiep. ?O espaço colaborativo é ideal para colocar ideias em prática; aqui os alunos serão pesquisadores ativos?, afirma Tânia Rinaldi, gerente da unidade.

Construído e pensado em parceria com a indústria Renault, o Renault Lab é o primeiro localizado dentro de uma faculdade. Os alunos do Sistema Fiep, desde o Colégio Sesi e Senai, até das Faculdades da Indústria, terão acesso a um ecossistema de criatividade e inovação no qual poderão desenvolver suas ideias, ter aulas sobre empreendedorismo e inovação e participar dos eventos realizados com a Renault. ?Com a inauguração desse espaço, a Renault quer continuar fomentando a inovação e estimulando o desenvolvimento de projetos de mobilidade elétrica e sustentável?, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Renault Lab

O foco do espaço está no desenvolvimento de tecnologias voltadas para veículos elétricos. Segundo Elizangela Camargo, coordenadora de Projetos de Engenharia da Renault, entre as linhas de pesquisa que mais interessam à empresa estão a produção de um veículo elétrico 100% brasileiro; descarte de baterias e carregador nacional economicamente viável.

Tecnologia e inovação é uma das principais linhas de atuação do Sistema Fiep. A unidade da CIC, onde o Renault Lab está localizado, é um ambiente com forte ecossistema de inovação. São mais de 58 mil m² ocupados com salas de aula, espaços de manufatura, FabLab e em breve, uma Aceleradora de Startups (a segunda do Sistema Fiep na capital paranaense). Além disso, na unidade é ofertada a pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos. ?O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, tem um papel fundamental na implantação e no desenvolvimento da indústria automobilística no Paraná, pois já formou e continua formando os profissionais para atuar no setor?, ressalta Tânia.