Um totem com sensor que rastreia movimentos, um carregador inteligente para veículos elétricos e um aplicativo que digitaliza as informações sobre Análise Preliminar de Riscos, facilitando a gestão de saúde e segurança do trabalho nas empresas. Esses são alguns dos produtos inovadores desenvolvidos pelo Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, e apresentados na XV Feira Eletrometalmecânica de Inovação, que aconteceu no início de julho, em Londrina.

O objetivo principal do evento foi sensibilizar o setor elétrico e metalmecânico sobre a necessidade de investir em inovação. Todas as palestras, mesas redondas e exposições trouxeram discussões sobre os desafios do mercado, novas tendências e rumos em relação ao setor. “Abordamos as oportunidades de negócio que a inovação pode gerar neste momento de grandes transformações em todos os setores industriais”, explica Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

Um dos destaques apresentados pelo Senai foi o assistente industrial, produto que está sendo desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia de Informação e Comunicação e também pelo HUB de Inteligência Artificial, localizados em Londrina. “A ideia é que o assistente monitore em tempo real todo o processo fabril, sugerindo a intervenção humana ou autônoma sempre que alguma anomalia seja detectada”, disse Fabrício. Os participantes do evento também puderam conhecer um totem com sensor de rastreamento de movimentos, em que o cliente não precisa tocar em telas, teclados ou outros dispositivos.

De acordo com Fabrício, participar do evento foi muito importante. “Não só apresentamos nossos produtos, como fornecemos formação de mão de obra altamente qualificada e conectada com as novas necessidades tecnológicas. Também oferecemos apoio para colaborar em qualquer processo de inovação, por meio da nossa rede de Institutos de Tecnologia e Inovação”. 

HUB de Inteligência Artificial

Londrina foi escolhida como sede do HUB de Inteligência Artificial por ser um dos principais polos de tecnologia da informação no país. Além de ter o maior número de empresas certificadas como alto potencial do Paraná, 30% das startups do estado ficam em Londrina e região. O HUB funciona junto com a estrutura do Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação. Mais de R$ 10 milhões estão sendo investidos na estrutura para a aquisição de novos equipamentos e ferramentas, além da implantação de laboratórios, com o objetivo incentivar a adoção das tecnologias de inteligência artificial pelo setor industrial paranaense e brasileiro.

O HUB deverá prospectar, aglutinar, distribuir e gerenciar, por meio de uma rede de parceiros nacionais e internacionais, as demandas de inteligência artificial da indústria.