Desenvolver capacidades técnicas para tomadas de decisões sobre o aproveitamento energético de biogás e análise da viabilidade econômica do projeto. Estes são os principais objetivos do novo curso ofertado pelo Senai no Paraná em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis - Biogás (CIBiogás). Nomeada de "Viabilidade Técnica e Econômica de Projetos de Biogás", a capacitação será ofertada na unidade CIC, em Curitiba, no 2° semestre de 2019 como aperfeiçoamento profissional. 

Com a nova Política Estadual do Biogás e Biometano que, entre outros benefícios, possibilita a transformação de dejetos de animais em energia limpa comercializável, abrem-se também muitas oportunidades para profissionais especializados na viabilização e manutenção de sistemas geradores de Biogás. Poderão fazer o treinamento aqueles que concluírem o curso EaD "Fundamentos e Aplicações do Biogás", promovido pelo CIBiogás.

O profissional que fizer a capacitação será capaz de explicar os benefícios do biogás; identificar segmentos da cadeia produtiva e suas particularidades; selecionar tecnologias para escolha do tipo de rota de digestão anaeróbia, definição do arranjo energético da planta; modelos de negócios, variáveis e indicadores analisados em um projeto de biogás; além de reconhecer a importância de normas e procedimentos da segurança operacional da planta.

 

Conheça os conteúdos que serão ofertados no curso:

·         Panorama, experiências e casos de biogás no Brasil;

·         Processo de produção e dimensionamento de sistemas de biodigestão;

·         Geração de energia térmica;

·         Geração de energia elétrica;

·         Produção de biometano;

·         Arranjos tecnológicos e viabilidade econômica;

·         Atividades práticas e estudo de caso;

·         Visita técnica em uma planta de biogás.

 

Para mais informações, acesse www.cursocertosenai.com.br .