As tecnologias de armazenamento de energia, também conhecidas como Energy Storage, proporcionam mais segurança e eficiência no uso da energia, sendo aplicadas em indústrias, estabelecimentos comerciais, de serviços e também para integração com fontes de energia alternativas, como eólica e fotovoltaica. Atualmente, as baterias constituem a principal solução para o armazenamento energético e ajudam a suprir os períodos de intermitência ou uma eventual interrupção do fornecimento de energia.

Atento ao potencial do mercado e tendo em vista o aumento da competitividade das indústrias brasileiras, o Sistema Fiep lançou, em junho deste ano, o Projeto Consórcio de Baterias Estacionárias. Com o apoio do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, indústrias do setor se reuniram para desenvolver novas tecnologias a fim de disponibilizar no mercado baterias mais eficientes, com maior capacidade e durabilidade. “O ISI Eletroquímica é um importante agente de inovação para a indústria, especialmente tratando-se de energia. Aqui, procuramos desenvolver ciência e tecnologia nacional que se diferenciam pelo alto nível no uso de nanotecnologia, criando valor para a indústria brasileira”, explica Filipe Cassapo, gerente de inovação do Sistema Fiep.

Para Dayane Rosa da Silva, subgerente da empresa Bateria Cargo, que já participa de outros projetos em parceria com o Senai no Paraná, o Consórcio de Baterias Estacionárias é um momento oportuno para garantir o acesso da empresa a pesquisa e inovação. “Nós somos uma indústria pequena e o maquinário necessário para desenvolvimento, testes e produção necessitaria um investimento alto. Se não fosse por meio da parceria com o Senai e empresas do setor, o projeto seria inviável para nós”, conta.

Já a indústria de Baterias Marte participa do Consórcio pela primeira vez. O diretor de operações, Bruno Hohl, comenta que o mercado atual demanda tecnologias diferenciadas em baterias estacionárias. “Sabemos que a área de Energy Storage é uma tendência mundial, sem volta. Por isso, temos que estar preparados para aproveitar o mercado e colaborar com o desenvolvimento do nosso país”, analisa.

O Projeto Consórcio de Baterias Estacionárias, que conta com apoio de recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (Embrapii), do SENAI Departamento Nacional e do SENAI Departamento Regional do Paraná.