Seis projetos de alunos do Senai no Paraná foram selecionados para disputar a fase nacional do Desafio Senai de Projetos Integradores 2018 nas categorias Curso Técnico e Aprendizagem. A proposta do Desafio é apresentar projetos que resolvam problemas reais enfrentados pelas indústrias, por meio da integração entre diferentes cursos. 

Na modalidade Curso Técnico o primeiro lugar ficou com o Stock Help, de Londrina. Os projetos Moda Inclusiva, de Curitiba, e FiberScent, de Londrina, conquistaram o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. 

Na categoria Aprendizagem o projeto Sistema de Frenagem de Motor Trifásico à Disco, de Campo Largo, conquistou a primeira posição, seguido pelos projetos Vertical Garden e Medidor Digital de Gás de Cozinha, ambos de Maringá. Os projetos seguem agora para a etapa de avaliações nacionais, cujo resultado será divulgado no dia 7 de fevereiro de 2019.  

Em 2017, cinco paranaenses participaram da etapa nacional e o estado foi o único a ser premiado em duas categorias. O Senai Londrina ganhou o primeiro lugar na categoria Cursos Técnicos e o Senai Maringá ficou em segundo lugar na categoria Aprendizagem. No total, 1.488 projetos estavam inscritos em 400 desafios.

O Desafio Senai de Projetos Integradores acontece desde 2015 e busca desenvolver a cultura de empreendedorismo inovador nos alunos e docentes, contribuindo para superar os desafios da indústria.