Um colete reflexivo para motoboys que possui uma placa solar fotovoltaica acoplada juntamente com um sistema de recarregamento de celulares, possibilitando assim que o motociclista carregue seu celular em qualquer horário e local, com a energia renovável gerada  pelo sol. Este é o projeto de Hugo Pizzini, egresso do Curso Técnico em Eletrotécnica do Senai de Cianorte (PR), aprovado na 1ª fase do Sinapse de Inovação, programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que busca transformar ideias de estudantes em negócios de sucesso com recursos financeiros e capacitações.  

No total, de 1800 ideias inscritas apenas 300 foram aprovadas para a 2ª fase. "Por enquanto foi apenas uma seleção, mas a experiência com as capacitações feitas para o lançamento da proposta conta muito e faz diferença no desenvolvimento da Moby Energy", relata Hugo Pizzini. 

 

Sobre o projeto 

O principal objetivo da Moby Energy, segundo o empresário, é, acima de tudo, incluir a tecnologia a usuários que possuem papel importante na sociedade moderna. "Assim, a ideia é possibilitar o crescimento exponencial do mercado e agregar benefícios econômicos e sustentáveis as empresas de aplicativos que disponibilizam nosso produto para a sua frota de motoboys", esclarece. A ideia surgiu a partir de um problema identificado no dia a dia profissional, segundo Pizzini. "Com o aumento dos aplicativos de entregas expressas, os motociclistas utilizam o celular em tempo integral para receber pedidos e utilizar mapas de localização", lembra. Com a constante utilização, a bateria do celular acaba mais rápido. 

O projeto já foi incubado pelo programa de incubação Impulsiona do Sistema Fiep. "Foi quando a ideia passou a virar uma solução com um desenvolvimento avançado e validado. Foi onde eu apreendi a trabalhar como empreendedor e entender como funciona esse mundo, que, alinhado com a inovação, possui grandes chances de prosperar".  Hoje, o empreendedor conta que estuda lançar mais dois produtos no mesmo nicho de mercado e que utiliza a mesma tecnologia. "Por isso, o Sinapse terá um papel fundamental para nos apoiar a desenvolver e estudar as possibilidades através de investimento e estrutura intelectual", acrescenta.

 

Diferença Senai 

O egresso cita que o Senai fundamentou sua vida profissional. "Foi aonde apreendi a trabalhar e a me comunicar com pessoas sobre assuntos profissionais", recorda. Além disso, a instituição abriu sua cabeça para o empreendedorismo. "Não sabia nem qual era o significado da palavra empreendedorismo. Foi no Senai que despertei esse interesse a partir das oportunidades que me ofereciam", lembra.

Conheça mais o projeto em vídeo gravado no evento VOA - Vozes do Amanhã, em que nossos alunos mostram, de um jeito dinâmico e criativo, ideias e soluções para construir o que vem pela frente: