Coordenada pelo Senai Paraná, a Chamada Malwee do Edital de Inovação para a Indústria selecionou dois projetos com o objetivo de inserir o varejo de rua no mundo digital. Toda a fase presencial e a divulgação do resultado do Desafio Malwee aconteceram durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação, realizado nos dias 10 e 11 de junho em São Paulo.  

De acordo com Illan Sztejnman, head de inovação da Malwee, o objetivo da empresa com este Edital é atuar como uma ponte entre os lojistas e as oportunidades que o mundo digital traz, gerando valor para todo o ecossistema. "O Senai nos auxiliou em todas as etapas, desde a estruturação do Edital até a fase de seleção das finalistas. Um dos pontos principais foi identificar soluções que já tivessem um product market fit, que fossem adequadas ao mercado. E, junto com as equipes do Senai e do Sebrae, conseguimos encontrar essas soluções" observa o executivo.

A fase presencial do Desafio Malwee aconteceu no dia 10 de junho e foi dividida em duas etapas: pitches de 5 minutos com as 9 startups finalistas, seguidos de 10 minutos de matchmaking de cada proponente com a diretoria da Malwee. O Grupo Malwee levou em consideração critérios como a aderência aos desafios propostos, sinergia com as estratégias e projetos em andamento e áreas envolvidas. Após longa deliberação da diretoria, as propostas vencedoras foram as apresentadas pelas startups Kaztor, de João Pessoa, e Prepi, de Recife. Cada projeto aprovado terá um orçamento de R$ 150 mil e deverá ser desenvolvido em até oito meses com o apoio da rede de Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.

"Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente pela jornada que enfrentamos no mercado nos últimos dois anos. É muito gratificante saber que tudo aquilo que construímos faz total sentido para a indústria e para o ecossistema de inovação" avalia Jefferson Araújo, CEO da Kaztor. A proposta da Kaztor é oferecer uma ferramenta que possibilite aos lojistas disponibilizar na internet, de forma simples, rápida e atraente, os produtos e promoções da sua loja física.

A segunda selecionada, a Prepi, propõe oferecer um serviço de vendas online para varejistas com alta demanda de clientes no Instagram, permitindo que o lojista crie seu próprio e-commerce com marketing de produtos integrado. "Percebemos que o Edital está muito encaixado com o que a gente vem desenvolvendo, principalmente em relação à conexão da marca com o mundo online" ressalta o CEO da Prepi, Bruno Filho.

O Edital de Inovação é uma oportunidade de conectar grandes empresas e startups com o objetivo de encontrarem soluções em conjunto. "O Senai, por meio do Edital de Inovação, estimula a inovação aberta promovendo a conexão entre startups e os nossos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de soluções inovadoras aplicadas aos desafios das indústrias. É uma excelente iniciativa de apoio ao empreendedorismo e a inovação tecnológica" ressalta, Rafael Trevisan, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Senai Paraná.

O CEO da Kaztor, Jefferson Araújo, reforça ainda que "a expectativa é conseguir unir os nossos melhores skills com a experiência e know-how do Senai para evoluir a nossa solução, atender bem a Malwee e ser pioneiro nesse segmento de digitalização das lojas físicas, ajudando os empresários a prosperarem nesse universo de transformação digital".

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Os projetos são selecionados com base em critérios como potencial de inovação e de venda do produto ou do processo.