A última edição da Bússola da Sustentabilidade - 2017, apresentou um cenário iniciante e com muitas oportunidades em relação às práticas sustentáveis e a competitividade das indústrias do Paraná. Para ampliar e promover um espaço de diálogo sobre a temática, o Sistema Fiep realiza uma série de eventos pelo estado com especialistas do BRDE, Fomento Paraná e Instituto Akatu.

"Os eventos são focados na apresentação e discussão do fator competitivo das práticas sustentáveis. Empresários e gestores vão conhecer inovações e ações estratégicas que podem ser feitas com base em princípios sustentáveis, além da possibilidade de networking", comenta Sidarta Ruthes, coordenador de Projetos Inovadores do Observatório Sistema Fiep.

Além da abordagem sobre as práticas sustentáveis dentro das indústrias e do diagnóstico empresarial, o Sistema Fiep oferecerá também mentoria gratuita com especialistas deste tema e, para complementar o compartilhamento de conhecimentos, serão oferecidos vouchers para cursos EAD de Educação Continuada do Sistema Fiep em áreas de gestão e negócios. Os encontros serão realizados em Apucarana, Arapongas e Londrina entre os dias 05 e 06 de junho. Representantes de indústrias de pequeno, médio e grande porte poderão participar.

A mentoria consiste em um diagnóstico de sustentabilidade pautado em três ambientes (interno, micro e macroambiente), sempre com olhar de negócios, incluindo diversas dicas de como reduzir custos sem prejudicar a qualidade do produto e desenvolver competências em gestão sustentável. Ainda, há orientações de como gerir melhor os recursos com foco no aumento da eficiência e produtividade.

Sobre a Bússola da Sustentabilidade

Para desmitificar as práticas de sustentabilidade nas empresas e tornar, o Sistema Fiep realiza a cada dois anos a Bússola da Sustentabilidade. Por meio de uma plataforma online e sem custos para as indústrias, são avaliadas oito dimensões empresariais: planejamento e gestão de processos; gestão de pessoas; produção; cadeia de suprimentos e distribuição; consumidores; parcerias institucionais; meio ambiente e engajamento local.

A Bússola da Sustentabilidade proporciona aos gestores uma experiência completa pois, ao mesmo tempo em que viabiliza a construção de um grande retrato estadual de sustentabilidade, a ferramenta fornece um feedback imediato da situação da empresa. Este diagnóstico aponta o grau de maturidade do negócio, além de informações, orientações e mecanismos de controle que favorecem o desenvolvimento e competitividade da sua empresa.

A ferramenta, o calendário dos eventos e os resultados anteriores podem ser encontrados em bussoladasustentabilidade.org.br

 

Serviço

Sustentabilidade Industrial

Apucarana

Quando: 05/06

Horário: 09h às 11h.

Onde: Casa da Indústria

R. Rene Camargo de Azambuja, 787. Sala B - Centro

 

Arapongas

Quando: 05/06

Horário: 14h às 16h

Onde: Auditório do Senai

R. Guaratinga, 2247

Pq. Industrial II

 

Londrina

Quando: 06/06

Horário: 08h30 às 10h30

Onde: Casa da Indústria

R. Ana Neri, 300 - Vila Fujita

 

 INSCRIÇÕES AQUI