Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/02/2009

Contratos de Transferência de Tecnologia

O que é Contrato Tecnologia? 

É o comprometimento entre as partes envolvidas, formalizado em um documento onde estejam explicitadas as condições econômicas da transação e os aspectos de caráter técnico.

Os contratos, consoante o estabelecido no item 3 do Ato Normativo do INPI n.º 135, de 15 de abril de 1997 deverão indicar claramente o seu objeto, a remuneração ou os "royalties", os prazos de vigência e de execução do contrato, quando for o caso, e as demais cláusulas e condições da contratação.

Necessidade de Averbação
No Brasil para que uma contratação tecnológica surta determinados efeitos econômicos, o contrato deve ser avaliado e averbado pelo INPI.

Contratos Averbáveis/Registráveis
Por disposição legal devem ser Averbados/ Registrados pelo INPI todos os contratos que impliquem transferência de tecnologia, sejam entre empresas nacionais, ou entre empresas nacionais e sediadas ou domiciliadas no exterior.

Quem pode requerer
O pedido de averbação/registro poderá ser requerido tanto pela empresa cedente quanto pela empresa cessionária da tecnologia, da franquia ou dos serviços a serem executados.

Os contratos assinados por procurador, assim como os formulários e carta justificativa, deverão apresentar procuração original ou cópia autenticada dando poderes para assinar contrato e/ou para agir perante o INPI.

Assessoria

O SENAI visa assessorar a gestão empresarial e pessoal informando as melhores formas de negociação e elaboração de contratos de transferência de tecnologia.

Se você está interessado ou possui dúvidas relacinadas aos contrato de tecnologia entre em contato através do Fale Conosco.

fonte: site do inpi 

COMENTÁRIOS

Roseli Viana - Quinta-feira, 16 de Maio de 2013 - 21:38:42 - Maua/SP

Olá ,trabalho com costura em casa e gostaria de ter minha marca nas peças, gostaria de saber se posso ,já que não tenho cnpj, como proceder.Aguardo retorno....obrigada

Andréa Abrantes - Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012 - 22:47:03 - São Paulo/SP

Olá , queria saber como faça para patentear minha marca , sem ter uma empresa ?

Renato - Sexta-feira, 27 de Julho de 2012 - 14:15:00 - Rio de Janeiro/RJ

Olá, gostaria de saber quanto tempo se leva para registrar uma patente?

E também gostaria de saber se uma ideia pode ser patenteada?

Respondendo Renato
Ermisson Rodrigues - Sexta-feira, 03 de Agosto de 2012 - 11:08:27 - /

Prezado cliente, Por favor, solicito que a senhor faça contato direto com um dos nossos consultores, (Heloisa, Bruno ou Anderson), conforme endereços descritos abaixo. Visando receber posterior antedimento. Caso não tenha retorno, me envie um e-mail para que eu possa averiguar.
Att, - Ermisson Rodrigues (ermisson.rodrigues@pr.senai.br) - Att, Ermisson
Facilitador de Consultoria do SENAI/PR
Seguem os contatos dos nossos consultores:
Heloisa Cortiane
Fone: 41 3271 7590
e-mail: heloisa.oliveira@pr.senai.br
Brino Godoy
Fone: 41 3271 7551
e-mail: bruno.godoy@fiepr.org.br

Anderson Thiago
Fone: 41 3271 7551
e-mail: anderson.aldigueri@pr.senai.br

Marceli Bastos - Domingo, 04 de Julho de 2010 - 19:16:22 - São Gonçalo/RJ

Estou fazendo um projeto de uma empresa de base tecnológica que precisa precisa de um modelo de transferencia de tecnologia de um software, você porediam me ajudar enviando um? Obrgada pela ajuda. Marceli, marcelibastos@hotmail.com

Noeme Bento - Quarta-feira, 15 de Julho de 2009 - 09:53:12 - /

Estou elaborando um contrato de transferencia de tecnologia de um software e estou procurando um modelo. Muito obrigado pela ajuda Noeme Bento comercial.dm10@hotmail.com

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    • Linked In
    • Facebook
    • Twitter
    • Youtube
    • Google+
    • RSS
    Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
    Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR   (41) 3271-9000