• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Inovação e sustentabilidade: alunos do Senai elaboram projeto que reutiliza a água da chuva

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CURSOS TÉCNICOS10/07/2018

Inovação e sustentabilidade: alunos do Senai elaboram projeto que reutiliza a água da chuva

A reutilização da água da chuva ajuda a diminuir a sua escassez e tornar uma sociedade mais sustentável; Conheça o projeto dos alunos dos cursos técnicos do Senai em Maringá-PR

Promover a sustentabilidade é um desafio diário. Vivemos em um momento em que não há como não pensar na reciclagem de produtos e redução de desperdícios, seja em casa ou no trabalho. Criar iniciativas para economizar e reutilizar também é uma responsabilidade das indústrias.

Conheça os alunos dos cursos técnicos do Senai no Paraná que inovaram a partir do problema da reutilização de água em um projeto de captação de água pluvial.

Conheça o projeto


Nem todas as indústrias reutilizam a água da chuva dentro dos processos de produção. É necessário pensar em maneiras de economizar o gasto de água, pois, além de prevenir a sua escassez, colabora para a não degradação da natureza e preservação do meio ambiente.

A partir disso, os alunos criaram um método que consiste na captação de água pluvial por meio de cisternas. De acordo com a necessidade existente no ambiente, o CLP (controlador lógico programável) solicita para essas cisternas maior quantidade de água para o preenchimento da caixa d'água.

"Quando o nível da caixa d'água chega a 25%, o sistema solicita o abastecimento completo, chegando a 100% o sistema desliga automaticamente. Ele é 100% automático", conta Alex Gonfio, aluno da equipe.

As etapas envolvidas no projeto foram: pesquisas sobre captação de agua; delimitação do número de cisternas; sensoriamento; programação do CLP; construção da maquete e junção dos equipamentos (cisterna, caixa d'água, sensores de movimentos e painel de controle).

"É uma satisfação imensa porque você projeta, tem uma ideia e passa por diversas dificuldades. Cada etapa que a gente concluía, estimulava o grupo a ir em frente, sempre tentar melhorar", explica Alex.

Os cursos técnicos contribuem para a inovação e sustentabilidade

O Senai fomenta a inovação, sustentabilidade e a redução de custos nos projetos dos cursos técnicos. Os alunos, além de compartilharem assuntos técnicos, trabalham com problemas reais que ocorrem dentro das indústrias. Dessa forma, descobrem situações onde eles podem atuar como técnicos e trazer soluções para o mercado e a sociedade.

Segundo Alex, o que ele mais aprendeu foi trabalhar em equipe, o que não é uma tarefa fácil. "Estamos vendo a limitação de todos e em que precisamos da ajuda um do outro para desenvolver as etapas" conta o aluno.

O mercado de trabalho demanda profissionais que atendam às necessidades da indústria de maneira sustentável. O Senai no Paraná fornece essa visão aos alunos, porque entende que o processo produtivo pode ser realizado de forma mais limpa e econômica.




Conteúdos Relacionados


Alunos do Senai elaboram projeto para tratamento de chorume

Carreiras técnicas garantem salários atrativos

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR