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INOVAÇÃO17/08/2016

Como usar a pesquisa de mercado para reinventar sua empresa

Veja como uma empresa de skateboard, uma cervejaria e um empreendimento de produtos automotivos utilizaram essa ferramenta de inovação

Para entender qualquer assunto a fundo, é preciso se informar. E é para isso que empresas realizam pesquisas de mercado. Elas são uma ferramenta para confirmar hipóteses sobre um novo produto ou serviço e, com isso, formatar um modelo de negócios que se diferencie da concorrência.

A pesquisa é parte do processo de gestão da inovação, que vai da criatividade (para gerar possibilidades de inovação e identificar oportunidades de mercado) até à execução, na qual os recursos humanos, financeiros e de infraestrutura são aplicados seguindo um planejamento estruturado, com base em feedback dos clientes e observação contínua.

“A pesquisa de mercado e o processo de validação de modelos de negócio ajudam a empresa a entender quanto o mercado aceita pagar pela novidade, quais benefícios e características são prioritárias para o cliente e de que forma a empresa pode potencializar as vendas, executando um plano de comunicação alinhado com seu público-alvo”, explica André Turetta, consultor técnico de negócios do Senai no Paraná.

Agora vamos dar alguns exemplos práticos. Conheça alguns cases do Senai – empresas de segmentos variados que utilizaram a pesquisa de mercado para se reinventar:

pesquisa
                                          de mercado

Modificar o processo de venda

Problema: Uma indústria de skateboards paranaense buscava reinventar seu processo de vendas e, para isso, precisava superar dois desafios iniciais: verificar se o mercado receberia bem a ideia e convencer a equipe técnica de que era seguro investir no projeto.

Solução: “O Senai apoiou o time da empresa no desenho do projeto e levou o conceito para ser validado pelo mercado. Com protótipos do novo serviço comercial, a empresa conseguiu se organizar para mudar sua estratégia de mercado e vender mais por meio de novos canais, antes não explorados”, comenta Turetta. Além de incrementar os canais de venda, a empresa agora também oferece acessórios complementares aos shapes e skates.

Entender a preferência de seu público

Problema: Já uma startup que fabrica e fornece leveduras especiais de cerveja para microcervejarias artesanais e cervejeiros caseiros queria traçar as preferências e prioridades de seus clientes, testando a oferta de novos serviços.

Solução: Para ajudar, o Senai visitou várias fábricas de cerveja e conversou com diversos cervejeiros caseiros, gerando o perfil dos dois segmentos de mercado. “Isto possibilitou a definição de novas estratégias de mercado e definição de mudanças no modelo de negócio da empresa”, complementa o consultor.

Atingir um novo nicho de mercado

Problema: Uma empresa do setor de peças automotivas precisava entender a demanda do mercado e avaliar seus concorrentes, considerando que as tecnologias de freio estão sempre em evolução.

Solução: Com base em pesquisa, uma empresa do setor de peças automotivas desenhou um novo modelo de negócios e tomou decisões importantes no processo de planejamento da nova oferta de valor. “Isso possibilitou a economia de recursos que poderiam ter sido investidos de maneira equivocada”, diz André.

Quer aplicar na sua empresa?

O Senai no Paraná, atento às necessidades da indústria do estado oferta serviços de consultoria de maneira integrada à pesquisa aplicada e assessorias técnicas, com o objetivo de dar visibilidade de informações de mercado para que empresas planejem melhor a introdução de novos produtos e tecnologias no mercado.

Um dos serviços é a pesquisa de mercado e a validação de modelo de negócios inovadores. O serviço permite à empresa conhecer de perto a preferência e o perfil dos consumidores, permitindo um processo de desenvolvimento de produtos mais assertivo e econômico. E o mais legal é que ele é ofertado para empresas de todos os portes. Saiba mais sobre serviços para empresas e soluções em inovação.

 

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