• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos é inaugurado em Toledo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




INOVAÇÃO11/05/2018

Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos é inaugurado em Toledo

Com investimento de R$ 12 milhões, IST vai atender indústrias de todo o Paraná


O Sistema Fiep inaugurou nesta sexta-feira (11 de maio), em Toledo, no Oeste do Estado, o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos (IST). Com uma estrutura de 1240 metros quadrados, foram investidos R$ 12 milhões em equipamentos e infraestrutura para o atendimento a 2500 indústrias de todo o Paraná, sendo também referência para o Brasil.

O setor de alimentos é o maior empregador do Paraná, respondendo por 29,2% dos postos de trabalho gerados pela indústria paranaense. Só o Oeste do Estado concentra cerca de 600 indústrias alimentícias. A unidade vai atuar em três grandes áreas: análises laboratoriais, soluções tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos.

"É uma região com um potencial fantástico, que já concentra um grande número de indústrias de proteína animal. Esse instituto vem para contribuir para a evolução desta indústria já instalada e para novas oportunidades", destacou o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.

Ele citou o Bioparque, empreendimento da região Oeste que integra universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada e o Sistema Fiep. "Nem o mais otimista de nós pode imaginar o avanço que o Bioparque trará, com investimentos elevados e cooperação técnica. É uma grande oportunidade para atração de pesquisas e desenvolvimento para o setor", disse Campagnolo.

"Precisamos avançar na área de pesquisa e inovação para agregar valor aos produtos que temos aqui", disse o industrial Luiz Donaduzzi, idealizador do Bioparque.

Segundo ele, em 20 anos os alimentos não serão mais como são hoje. Haverá uma grande ênfase a alimento funcionais e nutracêuticos e o Brasil precisa avançar nesta área. Ele informou que a FAO (Fundação das Nações Unidas para a Alimentação), parceira do Bioparque, quer transformar o Oeste do Paraná num centro de excelência em nutracêuticos e alimentos funcionais.


Durante a inauguração do IST, o Sistema Fiep homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região. Foram homenageados: Pedrinho Furlan, empresário e idealizador do projeto Ginástica Rítmica; Liezer Belenzier, empresário e ex-coordenador da Fiep na região Oeste; Evaldo Martins, ex-presidente do Sidirepa; Ademir Fiametti, ex-gerente do Senai em Toledo e Mário Costenaro, empresário.

A solenidade de inauguração também contou com a presença do vice-prefeito de Toledo, Tita Furlan, do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, além de outras lideranças da região.


Conteúdos Relacionados


Professor do Senai é eleito o melhor chef do Paraná

Sistema Fiep lança especialização com diplomação internacional em Indústria 4.0 




Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR