• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Preservar a natureza é bom para a indústria?

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Meio Ambiente28/11/2016

Preservar a natureza é bom para a indústria?

Entenda como ser mais sustentável pode beneficiar a indústria e a sociedade

A preocupação com a preservação da natureza e com o cumprimento da legislação ambiental está cada vez mais amadurecida nas indústrias. A adequação às normas mostra que, além de fazer sua parte na conservação do meio ambiente, a indústria pode também obter ganhos no processo produtivo.

A opinião é do coordenador de serviços tecnológicos e de inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, Marcos Pupo Thiesen. O instituto, por meio de consultores e de uma rede de laboratórios, recebe demandas de empresas que buscam se adequar à legislação e à necessidade de preservação ambiental. Thiesen lista como a indústria e a sociedade se beneficiam com a preservação ambiental:

Modernização de máquinas

A indústria está começando a entender que seus problemas ambientais são decorrentes de fatores como as falhas de processo, desperdícios, tecnologias inadequadas ou ultrapassadas ou a falta de capacitação técnica de seus funcionários. Quando isso é modificado, a indústria se beneficia financeiramente, por evitar multas e ganhar mercado.

Economia de energia

Com a implantação de projetos de eficiência energética, é possível reduzir o consumo de energia nas indústrias, aliviando o sistema elétrico brasileiro e reduzindo a geração de energia elétrica.

Estímulo à inovação

A legislação ambiental no país e no Paraná contribuem para o investimento em inovações tecnológicas para o reaproveitamento de materiais. Um exemplo é a "madeira ecológica", que seria um substituto sustentável da madeira extrativa, que utilizando na sua fabricação resíduos plásticos e resíduos de madeira da indústria da construção civil, evita a extração significativa de recursos naturais. Isso soluciona parte do problema da destinação inadequada de resíduos de dois diferentes setores e cria um produto inovador 100% reciclado e 100% reciclável de fácil manutenção e com grande valor econômico agregado.

Preservação de rios e economia de água

Diminuir a poluição nos cursos de água das cidades é outra necessidade e a indústria busca formas de reduzir esses impactos ambientais e atender à legislação. Uma das alternativas é atender à autodepuração dos corpos hídricos, ou seja, a capacidade da água de se recuperar após o lançamento de materiais biodegradáveis nos rios.

Para isso, é bastante requisitada pelas indústrias a implantação de sistemas de tratamento de águas e efluentes.

Conheça as soluções do Senai para a sua empresa se destacar no mercado.

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR