• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • 5 melhores momentos do Paraná na Olimpíada do Conhecimento

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




OC 201613/11/2016

5 melhores momentos do Paraná na Olimpíada do Conhecimento

Senai no Paraná foi destaque na competição com 12 medalhas e exposição nacional dos talentos dos alunos da região

Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento é o maior torneio de educação profissional das Américas, reunindo alunos do ensino profissional todo o país. A edição deste ano teve quatro dias de duração e se encerrou ontem (13), em Brasília, com um saldo de mais de 100 mil visitantes.

O Paraná, que contou com uma delegação de 48 alunos de várias partes do estado, teve o Senai como destaque em vários dos desafios: foram 12 medalhas conquistadas ao todo. O estado ficou em segundo lugar no evento, atrás apenas de São Paulo. 

Confira um resumo dos melhores momentos do Senai Paraná na competição:

1. Emoção

O ginásio Nilson Nelson ficou pequeno para tanta emoção durante a abertura da Olimpíada do Conhecimento. Foi um show de luzes, projeções, dançarinos e claro, das delegações com 1,2 mil competidores de 26 unidades da federação, com direito à grito de guerra e muita emoção.

2. Muitas medalhas

Nem precisa de muita descrição, né? O Paraná deu show na competição, com 12 medalhas na competição: 6 de ouro (Webdesign, Saep em três cursos, Soluções de Software, Usinagem de CNC e Costura PCd); 3 de prata (Desafio por equipe em Tunning e Gestão de Redes e Eletrônica, que eram individuais) e 3 de bronze (Pintura Automotiva e Soldagem e no Inova Senai, com o projeto Bio Fitch). 

A instituição também ganhou o troféu de terceiro lugar no Grand Prix Nacional. A equipe TechnoGo criou com um aplicador de delineador que compensa o movimento, mais firme do que os já existentes no mercado a partir de um desafio lançado pelo Grupo Boticário.

Confira algumas fotos:

Para a  aluna Jhenniffer Pimentel da Silva, de 18 anos, a vitória foi ainda mais especial, pois era a única representante feminina no Desafio Individual de Soldagem: “Foi muito incrível conquistar essa medalha, principalmente por ser a única menina desse desafio. Em nenhum momento pensei em desistir, sabia que iria conseguir”, disse. Durante a prova, com uma máquina de solda, os competidores tinham de montar e soldar um quadro de bicicleta em, no máximo, uma hora. 

Já o aluno Carlos Eduardo Barbosa de Almeida, de 17 anos, trouxe o primeiro ouro para o Senai no Paraná nesta edição. A vitória veio em no desafio de Webdesign: ele realizou melhorias em um site de um banco de sangue em apenas uma hora, atendendo às expectativas dos usuários, de acordo com os recursos e parâmetros técnicos dados. “Procurei aplicar um conceito de design moderno e simples. Isso me permitiu terminar rapidamente e com segurança”, disse Carlos. Seu o site foi o mais votado pelo público.

3. Alunos entre os melhores do país

A categoria Saep (Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica) premiou alunos com as melhores notas em cinco cursos técnicos (Segurança do Trabalho, Edificações, Eletrotécnica, Logística e Mecânica) e na categoria Pessoas Com Deficiência (PCD). O Senai Paraná teve três alunos na primeira posição em um ranking nacional, Milton Rodrigues Alves Bittencourt, do Curso Técnico em Edificações, Daniel Francisco Dallavale Júnior, do Curso Técnico em Mecânica, e Giseli Silvestre Palodeti, na categoria Costureiro Industrial/ PCD.

4. Projeção do talento

Além dos desafios, o evento destacou alguns talentos. Exemplo disso foi o Senai Brasil Fashion Show, que levou à passarela as coleções de 12 jovens, incluindo as alunas do curso de Design de Moda da Faculdade da Indústria Senai, Caroline Contador e Maria Fernanda Nunes. Elas foram as escolhidas entre os cerca de 500 alunos inscritos no estado. Veja as fotos do desfile:

“Acredito que não foi tanto o talento que me trouxe até aqui, mas foi o fazer algo diferente e especial, dar o meu melhor”, disse Carolina, emocionada com o resultado e a aceitação de seu trabalho. Já uma das seis peças de Maria Fernanda foi trazida à passarela pela top Fernanda Tavares. “Tudo o que vivenciamos nesse período vai refletir no nosso trabalho, em nossa postura e comportamento. Tenho certeza de que a partir de agora vão surgir muitos projetos”.

Durante as etapas e os encontros entre os jovens profissionais, eles receberam apoio e consultoria de estilistas renomados no Brasil, como Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Lenny Niemeyer e Ronaldo Fraga.

5. Soluções para um mundo melhor

Tivemos três grupos dos alunos competindo nos Desafios por Equipe. Além do de Tunning (personalização do veículo), no qual levamos a medalha de prata, também competimos nas modalidades Carro Conceito Compartilhável e em Soluções Sustentáveis em TI, ambas com propostas sustentáveis.

O app criado pela equipe paranaense de Soluções em TI acompanha a destinação de resíduos sólidos de obras de construção civil até a cooperativa de reciclagem. A ferramenta, que já chamou a atenção de investidores presentes no evento 2016, está baseada em QR Code colocado nas caçambas de lixo de construções que permite a identificação do tipo de material, a localização onde deve ser feito o descarte e onde se encontra o resíduo.

Conteúdos Relacionados

 

Mundo Senai movimenta Educação Profissional em todo o país

guia

 

Baixe nosso Guia de Profissões e descubra sua vocação!

cursos
                                          técnicos

Vale a pena fazer um Curso Técnico?

 

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR