Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Futuro31/08/2016

O que esperar da Indústria 4.0?

Entenda como vai funcionar a Indústria do Futuro e como isso vai impactar quem estiver trabalhando

Se você gosta de tecnologia ou está interessado em trabalhar na indústria, é bem possível que já tenha ouvido o termo “Indústria 4.0”. Mas o que isso significa, afinal?

Depois de ouvir esse termo, você imagina uma fábrica repleta de robôs trabalhando sem parar? Bom, isso é apenas meia verdade. A Indústria 4.0 vai muito além: essa tendência prevê máquinas que se comunicam entre si e produtos customizados até os pormenores, mas também funcionários altamente especializados para gerenciar toda essa tecnologia.

A Quarta Revolução Industrial vai trazer um salto em produtividade, ao reduzir custos e acrescentar mais qualidade ao produto a partir de uma integração completa entre o físico e o virtual, dando espaço para profissionais que topam um bom desafio.

Na sequência, entenda melhor o que significa:

  • A interconexão entre peças, máquinas, tecnologias, cadeia de suprimentos e logística vai revolucionar a forma como são gerados produtos e serviços. O ambiente é totalmente conectado através de sistema ciberfísicos, que vão trocar dados em tempo real!
  • E a interconexão não é só dentro da fábrica: todas as partes interessadas no negócio (fornecedores, parceiros e clientes) estarão por dentro do processo produtivo. E a produção, por ser flexível, modular e enxuta, vai se adaptar rapidamente a novas demandas.
  • Com essa interligação, o consumidor também terá uma parte ativa na produção, pois poderá ter um produto 100% personalizado, com menor custo e maior qualidade. Isso porque o uso de novas tecnologias vai aumentar a produtividade e reduzir desperdícios.
  • Aliás, as principais tecnologias utilizadas pela Indústria 4.0 são: a virtualização e simulação do processo produtivo, a internet das coisas, a prototipação rápida em 3D, a integração virtual de cadeias em tempo real e a análise de dados.

E o trabalho, como será?

O mais legal é que, com essa onda de mudanças, quem trabalha na indústria ganha a oportunidade de ser um colaborador com mais valor agregado – sim, isso significa bons cargos e um salário à altura, porque não vão ser muitos com esse tipo de conhecimento.

Além de qualificação, será exigido desse profissional alta capacidade de adaptação às novas tecnologias e à convivência com máquinas e raciocínio rápido para acompanhar as demandas de customização.

Para quem está procura qualificação, o Senai no Paraná oferta cursos técnicos como o de Mecatrônica e Automação, que são áreas que estão mais à frente das mudanças da Indústria 4.0. A instituição também prepara os alunos por meio de competições ligadas ao tema, que fazem parte da Metodologia Senai de Educação Profissional.

Senai   Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR